Qual o preço das baterias para um sistema solar fotovoltaico?

Baterias Sistemas Solares Fotovoltaicos

Os custos e benefícios das baterias solares são os fatores determinantes na decisão de instalar ou não um sistema de painéis solares fotovoltaicos que inclua o armazenamento extra da energia gerada.

Com um sistema de energia solar fotovoltaico tradicional, os aspetos económicos são fáceis de entender; em que as faturas de eletricidade elevadas, serão reduzidas com o tempo e o investimento recuperado em poucos anos. Mas se usarmos uma bateria para armazenar energia produzida, então o ciclo de poupança é mais completo (mas terá um investimento inicial maior).

Quanto custa uma bateria solar?

Há que saber o preço de instalar uma bateria solar, para saber se vale a pena o investimento num sistema tão completo.

No mercado existem baterias solares que variam desde os 500€ aos 10000€, dependendo das necessidades. Além disso, pode ainda haver custos extra consoante a necessidade de colocar outros equipamentos adicionais (como inversores e cablagem).

As baterias para uso doméstico são um conceito relativamente recente, talvez de há 4 anos para cá. Nos painéis solares o preço das baterias solares depende em grande parte dos materiais dos painéis solares já existentes e da quantidade de energia que podem armazenar.

Instalar uma bateria para funcionar fora da rede elétrica pode ser mais cara do que as que são para instalar ligadas à rede (a maioria).

Tal como nos últimos anos o preço dos painéis solares tem vindo a descer, espera-se que dentro de alguns anos o mesmo aconteça com as baterias, além de que estas também estarão mais otimizadas.

Não esquecer que ao preço da bateria muitas vezes tem que se juntar o preço de um inversor (algumas baterias trazem o inversor incorporado). As baterias devem ser instaladas por técnicos especializados.

Vale a pena instalar uma bateria solar?

Primeiro é necessário analisar a sua fatura de eletricidade, só depois avaliar se consegue poupar dinheiro com o investimento num sistema de painéis solares com bateria.

Se paga o mesmo valor por kWh durante todo o dia ou uso mensal, e o uso de eletricidade é normal, então o único beneficio de ter baterias é ter energia extra para quando houver falha da rede elétrica, como por exemplo cortes de energia.

Se as empresas de fornecimento de energia mudarem a forma como cobram a eletricidade aos clientes, então poderá fazer sentido ter baterias solares.

Esquema Sistema Solar Fotovoltaico
Esquema Sistema Solar Fotovoltaico

Pensemos nos seguintes cenários:

  • Tarifas consoante o período de uso

Se a empresa cobra por consumir eletricidade nas horas maior pico de uso, então poderá beneficiar de ter uma bateria para baixar esse custo. Pois nas horas de maior pico de uso, a tarifa é mais elevada.

Assim, durante o dia usa e armazena energia e à noite consome essa energia (quando a tarifa é mais elevada), e quando esgotar, aí sim, vai buscar energia à rede elétrica.

  • Custos de fornecimentos

Se o fornecedor de energia cobrar pelo fornecimento de eletricidade, então poderá ter que pagar uma tarifa extra pelo consumo total de eletricidade. Sendo que estes se devem pela quantidade de eletricidade durante as horas de pico, ou durante o mês.

Se instalar uma bateria no seu sistema de painéis solares poderá minimizar a quantidade de eletricidade que vai comprar à rede, baixando assim a sua fatura.

Outras formas de poupar na fatura de eletricidade

As baterias solares não são a única forma de reduzir o consumo de eletricidade durante as horas de maior pico de consumo.

Pode recorrer a tecnologias de energia inteligentes, como termostatos inteligentes e aquecimento de água inteligente. Estes podem ajudar a controlar os processos de aquecimento e arrefecimento, consumindo muito menos eletricidade.

Estas tecnologias também têm um preço de aquisição menor do que as baterias solares.

Recomendamos: Quais as melhores baterias para sistemas solares fotovoltaicos

Pretende instalar baterias solares mais tarde?

Se este é o seu caso, então atenção à compatibilidade do seu sistema solar fotovoltaico com as baterias.

O armazenamento de energia em baterias é um conceito relativamente recente e para muitas pessoas ainda não tem sentido. Mas isso não significa que tenha que esperar para consumir somente energia solar.

Aquando do processo de planeamento, há que pedir ao técnico que vai instalar o sistema solar fotovoltaico para escolher um sistema que permita a instalação, mais tarde, de baterias solares. Para assim poder converter o sistema de painéis solares de consumo imediato para um sistema de painéis solares com armazenamento.

6 Comentários em “Qual o preço das baterias para um sistema solar fotovoltaico?”

  1. O uso da energia solar só não é viável por causa do interesse das grandes concessionárias. O sol é de graça, imagina se em todo o planeta todos os consumidores instalassem placas solares para atender sua casa durante o dia e deixasse apenas duas plaquinhas e poucas baterias carregando para usar a noite, seria o fim das concessionárias. Qual o motivo desta minha teoria? A geração de energia solar é constante e ninguém usa toda ela, acaba mandando o excedente para a concessionária, que a devolve através de créditos com impostos e vc ainda paga a iluminação pública. Ao invés de dar ele(o excedente) de graça para as concessionárias, experimente mandar o seu excedente para algumas baterias. Use um sistema misto ( ongrid + offgrid) um pequeno offgrid supre as variações do dia e o pouco consumo da noite.

  2. Oi, bom dia, já possuo um gerador fotovoltaico de 20 placas de 300w cada e um inversor de 5k, queria passá-lo para baterias, no mínimo 5 dias sem sol. Quantas baterias necessita, gostaria de ficar independente da concessionária de energia.

  3. Eu já tenho a 8 ano comecei com uma e uma bateria e controlador e inversor hoje tenho 2 quilowatts de placa 1200 amperes de bateria toca tudo geladeira tv computador máquina de lavar e a noite toca só a geladeira meu consumo da concessionaria e só a taxa

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima