aquecimento-painel-solar-termico

Estamos em tempos de mudança de mentalidade, pois daqui a duas dezenas de anos alcançamos o limite dos recursos do planeta. Como tal temos que cuidar mais do nosso planeta e tratar bem os recursos renováveis.

Uma forma de fazermos isso é apostar nas energias renováveis, quer seja para aquecimento de águas sanitárias ou mesmo produção de energia.

O investimento inicial pode ser dispendioso, mas a longo prazo irá ser compensado e recuperado com a poupança de energia elétrica.

Um coletor termossolar é um componente que a partir de painéis solares térmicos permite captar a energia do sol, convertendo-a em calor. Existem coletores de dois tipos, baixa temperatura e os de alta temperatura.

  • Baixa temperatura: são os comummente usados, para aquecimento de águas sanitárias, climatização, etc..
  • Alta temperatura: permitem gerar vapor capaz de mover uma turbina que produz energia elétrica.

Além desses coletores, existe ainda um regulador de temperatura, esse permite equilibrar o aquecimento dos líquidos que dentro dos coletores podem alcançar temperaturas de 250ºC!

Como funcionam os coletores solares térmicos?

Os coletores são usados consoante as necessidades dos painéis solares, pois é o painel solar que recolhe os raios solares, logo a energia captada irá transformar-se em calor. Depois passa para os coletores solares, permitindo que a água suba a temperatura, sendo depois armazenada e disponibilizada para consumo.

Existem várias formas de aproveitar esta energia. Assim, num telhado de uma moradia podemos colocar um painel solar, onde se aproveita ao máximo os raios solares, que podem ser através de radiação solar direta, difusa ou refletida. Essa energia solar é uma energia renovável que vai permitir aquecer a casa ou as águas sanitárias.

Esquema simplificado sistema solar térmico
Esquema simplificado sistema solar térmico

A água aquecida no painel solar pelos coletores irá seguir por um circuito hidráulico que vai desde o painel, através de tubagem, bombas, válvulas e outros, até ao sistema de captação e armazenamento de água quente (depósito).

É aí no depósito que a água que provém do painel solar aquece a fria e depois retorna a fazer o circuito quando a água no coletor solar volta a estar a temperatura alta.

Vantagens e benefícios dos painéis solares térmicos

  • Sistema que usa energia renovável, logo inesgotável
  • Não polui o ambiente ao aquecer água, não prejudicando a qualidade do ar onde se encontra
  • Permite poupar energia elétrica e também água
  • Na hora de vender a casa é uma mais-valia para o valor da mesma
  • Contribui para que as gerações futuras tenham um planeta limpo
  • É de fácil instalação, melhorando a qualidade de vida de uma família
  • Os coletores solares têm uma durabilidade prolongada, podendo-se planificar o apoio técnico
  • Não precisa de ficar preocupado com os dias mais frios e mais nublados, pois estes sistemas têm um apoio extra para aquecimento da água

Tendo em conta todas as vantagens da utilização da energia solar térmica, é de facto uma excelente forma de ajudar o meio ambiente e de poupar dinheiro no aquecimento das águas sanitárias.

Conheça mais sobre as vantagens e desvantagens da energia solar.

Em muitos países já é obrigatório na construção de novos projetos constar a integração de um sistema de aproveitamento de energia solar térmica.

Portugal é já um desses casos em que a obrigatoriedade existe. Assim, quem pensar numa nova construção já terá de adequar o projeto à instalação do painel solar.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de