gigafactory-tesla

Já era sabido que a grande empresa de Elon Musk queria produzir carros elétricos e baterias aqui na Europa, o que não se sabia é que Portugal estava na mira do CEO da Tesla.

Chega agora a noticia que Portugal está a disputar, em conjunto com outros países da europa, a localização de uma fábrica gigante da Tesla, a Gigafactory, e já houve contatos entre o governo português e a direção da Tesla.

Esta noticia foi avançada em primeira mão pela imprensa Espanhola (faro de vigo) que noticiava que Portugal e Espanha batalhavam pela futura fábrica gigante da Tesla.

A península ibérica, devido a uma maior quantidade de horas de sol por ano, coloca-se nos destinos preferenciais para receber este novo investimento por parte da Tesla – Escreve a imprensa Espanhola (farodevigo.es)

Não podemos esquecer que apesar de Portugal e Espanha estarem na mira da Tesla, a marca norte-americana está a olhar também para outros vários países europeus para instalar a sua giga-fábrica, como França, Holanda e alguns países da Europa de Leste.

A decisão ainda não está tomada, mas sabe-se que o governo português e a Mobinov (Associação do Cluster Automóvel em Portugal) já se sentaram à mesa e já houve conversações nesse sentido. E também, já houve contactos entre o secretario de estado adjunto e do Meio Ambiente, José Mendes com representantes da companhia de Elon Musk.

elon-musk-tesla
Elon Musk – Tesla CEO

Este tipo de negociações é realizado com a oferta de incentivos por parte dos países que pretendem receber o investimento. Portugal usa, normalmente, os Regimes Contratuais de Investimento (RCI) negociados através da AICEP e que permitem ter um leque de ofertas que passam por fundos comunitários, incentivos, etc.

Desta forma Portugal tem como principais argumentos para atrair a nova fabrica da Tesla os baixos custos salariais que são inferiores os outros destinos europeus que estão em cima da mesa, um índice de absentismo laboral baixo, e preços low-cost de terrenos paras as infraestruturas, com promoções que podem chegar a 1 Euro por metro quadrado dependendo do investimento da Tesla e do numero de postos de trabalho que poderão ser criados.

Então quais seriam as vantagens de ter a Gigante Fabrica da Tesla em Portugal?

Só para ter uma vaga ideia da dimensão do investimento a Super Fábrica da Tesla, irá ter o tamanho de 262 campos de futebol americanos, o que fará dela a maior do planeta.

Segundo a Tesla, o investimento na infraestrutura ronda os 5 mil milhões de dólares e irá empregar cerca de 10 mil pessoas até ao final de 2020, e ainda, adicionando a isto os postos de trabalho durante a construção das infraestruturas e os postos de trabalho indiretos.

Veja mais informações sobre a mega fábrica da Tesla em funcionamento desde julho nos Estados Unidos da América, a Gigafactory da Tesla localiza-se em Remo, no estado de Nevada.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...