Painéis Solares Reciclados

Embora o mercado de painéis solares reciclados seja ainda pequeno, esta pode ser uma forma de poupar na hora de tornar a casa mais eficiente.

O que deve saber sobre os painéis solares reciclados

Painéis solares reciclados permitem reduzir o custo de adoção de energias verdes

Atualmente, cada vez mais pessoas pondera a colocação de painéis solares para reduzir a conta de eletricidade e tornar a sua habitação mais verde.

No entanto, o investimento nesta solução não tem de ser muito elevado, existindo formas de o reduzir em 3 ou 4 vezes.

Uma das principais estratégias é através do uso de painéis solares fotovoltaicos reciclados, um mercado ainda muito pequeno, mas que poderá ser uma grande oportunidade de futuro.

Reciclagem de painéis solares pode ser otimizada para ampliar mercado de usados

Ao substituir os painéis solares, as unidades antigas eram, até agora, enviadas para centros de reciclagem de forma a aproveitar as suas matérias-primas, seguindo as normas em vigor.

No entanto, o envio de painéis solares para estes centros é realizado sem grande regra, não havendo uma distinção entre painéis que estejam em bom ou mal estado.

No caso das seguradores, em caso de sinistro, preferem substituir os painéis em vez de os repararem, existem muitas unidades que são enviadas para reciclagem em pleno estado de funcionamento. Isto também acontece em caso de substituição dos painéis solares por outros novos ou mais potentes.

Para alterar este ciclo, algumas empresas começam agora a desenhar um sistema de segunda vida para eliminar o desperdício.

Ao receber os painéis usados, estes são levados para laboratório e analisados. Em primeiro, procuram-se sinais de dano a olho nu, sendo depois aplicado um flash para simular a exposição solar para calcular a potência residual máxima. Por fim, são realizados vários testes elétricos para assegurar que tudo funciona de forma irrepreensível.

Caso os painéis solares passem nestes testes, são colocados à venda, num mercado de segunda mão, por um preço 3 ou 4 vezes inferior aos modelos novos.

Desta forma é possível construir um sistema solar fotovoltaico em casa, assegurando toda a eficiência do sistema, mas com um custo bastante inferior.

Leitura recomendada: Principais tarefas de manutenção e reparação de painéis solares térmicos

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui