Painéis Solares Fotovoltaicos Tesla

Aneel quer tornar inviável a geração de energia elétrica através de painéis solares fotovoltaicos

A Geração Distribuída de energia fotovoltaica pode acabar com uma taxa extra sob a geração de energia.

Com expansão de 150% nos anos de 2018 e 2019, a geração distribuída está a criar polémica, graças à revisão da norma que prevê a retirada de subsídios do setor. Desta forma a Aneel pode tornar inviável a geração de energia elétrica com painéis solares fotovoltaicos.

Aneel e a polémica das taxas sobre a energia solar

Antes de mais vamos explicar como funciona a geração distribuída de energia?

Quando as pessoas instalam painéis solares na sua casa ou empresa, há duas formas de usar essa energia:

  • Uma é a acumulação da energia em baterias para reutilização quando não há energia direta do sol.
  • A outra forma, é ligar diretamente a energia gerada pelos painéis solares à rede de distribuição de energia fornecida por uma terceira empresa que controla e cobra um pagamento pela energia que estas pessoas consomem. Essa segunda, chamada de Geração Distribuída.

Com a geração remanescente do que as pessoas produzem, existe uma compensação financeira que é usada para estas mesmas pessoas consumirem energia em períodos sem incidência do sol, quando os painéis não geram energia.

O consumo de energia durante à noite é taxado normalmente como se as pessoas não tivessem os painéis solares.

Sim, pode parecer estranho a energia, gerada de forma limpa valer menos do que a energia que muitas vezes é produzida por uma termoelétrica. Mas é isso que está a acontecer.

Revisão da normativa nº 482 prevê taxa sob a geração de energia

Pois bem, depois de as pessoas terem gasto dinheiro com painéis solares e descobrirem que a energia gerada de forma limpa vale menos que a energia distribuída pela empresa terceirizada, agora a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), colocou em consulta pública uma revisão que prevê mudanças na normativa nº 482, que garante o sistema de compensação quando a energia remanescente gerada é injetada na rede de distribuição e abatida do consumo mensal.

Consulte aqui a normativa Nº 482 da Aneel

Sistema Elétrico Brasileiro
Infraestruturas do sistema elétrico Brasileiro

Quando alguém  injeta energia na rede, passa a usar o sistema elétrico e respetivas instalações da empresa de distribuição. Esse uso, até agora gratuito e garantido pela normativa atual, é refutado pelas empresas que garantem que os geradores que injetam energia no sistema elétrico sem pagar, repassam esse custo para quem consome e não gera energia.

A Aneel, em conjunto com o Ministério da Economia, alega que o setor de geração de energia não precisa mais de subsídios, e prevê que até 2030 esse valor chegue a R$ 54 bilhões, pagos por todos consumidores do Brasil.

O setor de energia fotovoltaico, argumenta que com a taxa, o investimento privado para geração própria de energia seria inviabilizado, visto que o retorno sob o investimento médio passaria para 26 anos, período que supera à vida útil dos equipamentos adquiridos.

82 COMENTÁRIOS

  1. Pq a Aneel quer taxar a energia fotovoltaica (DO SOL)? Simples, porquê quer impedir o crescimento economico das pessoas que usam dessa energia renovável, porquê é uma impresa ligada ao governo que deseja (assim como o próprio) monopolizar os serviços e para isso, institucionaliza leis para regular o mercado o máximo que puderem…Livre mercado reguldo não passa de uma ideia utópica #Estadoeumagangue

  2. É necessário a abertura urgente de uma CPI da ANEEL, para verificar porque os “técnicos” da mesma estão indo na contramão do resto do mundo.

  3. A questão é muito simples, neste caso, o que deve fazer a pessoa que tem o sistema e usa a rede de distribuição, é comprar baterias e, ignorar a rede! Muito simples!

    • Não é tão simples. O custo das baterias e sua vida útil não compensa o retorno financeiro. As baterias estragam antes de vc recuperar o valor gasto nas mesmas.

  4. Energia limpa é sempre bem vinda e cada vez mais assim será, portanto, acredito que deveria haver incentivos fiscais para essa energia e não taxas…

  5. Não podem obrigar as pessoas a usarem energia elétrica com roubo,
    Se as procuram energias alternativas é porque as empresas corruptas junto com os políticos ,e STF corruptos querem escravizar o povo nós impostos que é um crime , não somos obrigados a isso vocês tiraram direitos de mais dos pobres

  6. Quer postar pq são desonestos. Depois que a Enel assumiu os serviços elétricos os valores só aumentam abusivamente e o serviço está cada dia pior. E ainda somos obrigados a aceitar pq nosso governo não faz nada para ajudar os cidadão que o elegeu.

  7. O interesse é para taxar o sol, mais algum tempo e será taxado o ar.
    Essa agencia ANEEL, defende o interesse dos socios e nãooda sociedade.

  8. O serto e as empresas entrarem com um plano de ação e taxação sobre a eneel porque a geração de energia solar e uma distribuição limpa a eneel já deixa de ligar uma termoelétrica e o custo e zero não tem como inventar esse tipo de taxação sobre energia solar não.

  9. Esse é o nosso Brasil, é tanto imposto, taxas, e os órgãos governamentais sempre de olho, procurando onde pode ferrar ainda mais a população, nunca seremos um país levado a sério, ordem e progresso é uma palavra que vai permanecer somente na bandeira.

  10. Isso é uma piada agente já é lesado em valores absurdos em conta de energias o cachorro não pode mijar no porte que a luz acaba agora a anel quer cobrar uma taxa pela luz gerada pelo sol essa agência tem que ser por no lugar dela por que quem criou o sol foi Deus então ela não tem controle sobre o mesmo, quer ganhar dinheiro de forma inlegal vão trabalhar em energia eólica que é o melhor que vcs fazem criem vergonha na cara (literalmente uma piada)

  11. Eu ignoraria essas coisas, pois eu não colocaria energia solar em casa pensando em ter retorno ou desconto da empresa de energia. Se tiver esses benefícios, ok, mas não é para ser o motivo principal. O motivo principal é ter uma energia limpa e não depender dessas empresas, e pronto. Estão cortando os benefícios? Então corta tbm o abastecimento da rede deles e usa uma bateria, se não tem verba ou não tem bateria suficiente para manter a energia na falta do sol, mantém a energia da rede elétrica da cidade ligada para usar quando não tiver, mas não manda mais energia para eles, quando não usar a deles paga o mínimo, o excedente, fica numa bateria ou divide com os vizinhos, isso já vai fazer as contas de todos virem mais barata e não vai ajudar a empresa de energia.
    De repente fica apenas com uma casa entre o vizinho ligada na rede para usar quando não tiver sol, e todos compartilham da energia solar.

  12. Não concordo com a cobrança quw estão querendo instalar, e este negócio de dizer que não precisa mais de subsídios, então porque as contas de energia continua subindo, se os valores fossem mais baixos ninguém precisaria ie atrás de alternativas.

  13. E uma vergonha termos um sistema corrupto que continua com a velha prática de tirar dos pobres e da aos ricos. Não concorio.

  14. Resumindo o que eu entendi : “Vamos meter a mão no bolso do consumidor. Nós não queremos que o Brasil vá para frente; queremos lucrar mais e dar um serviço péssimo para a população.”

  15. Eu discordo totalmente dessa sobretaxa porque vai inibir os particulares de investir numa energia totalmente limpa e, ao mermo tempo, isentar o estado de mais investimentos para suprir o aumento de consumo. A sobretaxa é um desestímulo.

  16. Defendo o uso da energia fotovoltalica. E o governo não pode cobrar pelo que eu paguei para usar na minha casa.o investimento e meu e a propriedade e minha.se o governo me cobrar e mesmo que furtar.

  17. É necessário e urgente a criação de uma CPI da ANEEL, para descobrir porque os “técnicos” da mesma estão indo na contramão do resto do mundo. Será que está havendo distribuição de “caixinha” das distribuidoras para eles. Já não basta o consumidor ser obrigado a pagar pelas perdas causadas pela manutenção ruim e pelos gastos das favelas? Ainda vamos ser obrigados a “indenizar” as distribuidoras pela redução do faturamento causada pela redução do consumo? Há alguns anos atrás, no governo FHC, quem reduzia o consumo, tinha um desconto na tarifa de energia. Com o advento do governo Dilma e a choradeira das distribuidoras, a ANEEL criou as famigeradas bandeirinhas. Donde se conclui que a Agência é contra o consumidor e a favor das distribuidoras.

  18. Este país não tem jeito mesmo. Quando a inciativa privada encontra um novo caminho para viavilidade dos negócios vem gente que nunca empreendeu na vida e ferra com tudo. Sou a favor da taxação pra não inviabilizar a geração e distribuição estatal e privada, mas levar o retorno do investimento pra 26 anos é demais.

  19. Acredito ser um absurdo a taxação sobre painéis solares.
    Quanto o fim do subsídio as empresas geradoras e distribuidoras, este sim precisa ser revisto. Talvez não o fim mas uma diminuição.

  20. Num país no qual o governo tem manifestado a intenção de trabalhar para beneficiar o povo, essa medida chega a ser INSANA… Por que não fiscalizam as cobranças abusivas nas contas de luz? Senhores, seguir os mesmos caminhos do PT é incoerente, e não aproveitar o sol abundante que temos em nome de tributação pode ser taxado de ESTUPIDEZ… A era do PT ja passou senhores.

  21. Para usuário doméstico, está discussão é vazia. Se for taxado, o usuário partirá para a terceira opção de uso, onde produz sua própria energia durante o dia e conecta automaticamente com a rede externa a noite. Aí sim, a arrecadação das distribuidoras será afetada. O desafio das distribuidoras é oferecer facilidade, e não dificuldades. Agora o sol é um concorrente.

  22. Entendo que como sempre, nós, os consumidores, somos usados pelo sistema. Hora incentivando, outra nos punindo por seguir suas orientações. Uma incrível falta de respeito. Lamentável.

  23. Como sempre as fornecedoras de energia não querem perder nada ou seja todos sabem que esse é o futuro energia limpa nas já estão tentando dar um jeito para que as pessoas não tenham acesso

  24. Bom dia. Ficamos,abismados com tal comportamento de uma empresa pública,criada com o objetivo de fiscalizar e defender o direito do consumidor,andar no sentido da contramão. Com o seu próprio contriuinte. Uma vergonha,e falta de respeito com todos nos,consumidores. Com essa revisão dessa normativa 482. Não concordo! Mas,um meio de favorecimento,para um grupo k são campeões de corrupção. Ações gigantescas na justiça,do direito do consumidor. Isso é um absurdo! Nós usurpando direitos adiqueridos(consumidores).

  25. Já pensou se essa “moda” pega? Quisera eu cobrar do posto de gasolina “a estrutura do meu carro” por permitir em colocar gasolina nele… Se contar, ninguém acredita!!

  26. Isto é um absurdo não aeria justo criar nova taxa em cima. De uma energia limpa ,teria sim era que dar incentivo para se produzir mais mas dai não sai propina então querem criar impostos oque eles sabem muito bem nisso são criativos

  27. A verdade é que a concessionária vai receber menos $ no mês, e eles já têm o valor fixo que precisam para os custos mensais. Alguém vai ter que pagar isso! Exemplo: se eles têm um custo mensal de um milhão por mês, entre funcionários e transmissão, as casas conseguem economizar 10% desse valor, então faltar ia dinheiro nos cofres deles, assim como eles acham um jeito de pagar as contas de quem rouba energia da concessionária, (os gatos). Alguém vai ter que pagar essa energia que está sendo usada quando os painéis não estão gerando.
    Ou vai subir as tarifas de quem não tem sistema solar, ou alguma taxa diferenciada para quem tem painel solar.

  28. Bom dia.
    Já que é para arrecadar sempre mais e mais poderia estudar uma forma de taxar o ar que respirarmos….. Só por Deus.

  29. Só pode ter outros interesses por trás dessa história, pois o racional é muito simples. Quem produz a energia não está utilizando o sistema de distribuição e sim entregando o produto para a distribuidora no ponto de captação mais próximo que é o medidor de sua residência. Depois de entregue à distribuidora (no medidor), quem irá responder pelo “transporte” da energia até o próximo consumidor é a própria distribuidora. Afinal é ela quem vai decidir para quem vender e ainda vai cobrar esse transporte de quem adquirir a energia, ou seja, se a alteração da norma for feita, a cobrança será duplicada, sendo uma vez de quem produz e outra de quem consome. Isso é um absurdo!!!?

  30. Descordo da ação do governo, que tem grande dificuldade de gerar energia limpa e barata, com a cobrança do imposto sobre a energia solar distribuída prejudicará os usuários desta energia e forçará o Brasil utilizar energia poluidora como as termoelétricas para suprir a demanda.

  31. Normalmente o fornecedor receb pelo que oferece. A ANEEL quer frete grátis. As redes de distribuição já foram pagas e continuam sendo pagas pelos brasileiros numa das contas de energia mais caras do planeta.

  32. E uma palhaçada do ANEEL ,sempre trabalha para servir as companhias geradoras ou transportadoras ,o ágio do aumento do preço da energia nacional e o maior do mundo .nunca vi eles defender o direito do cidadão
    O certo e trocar toda a diretoria deste órgão porque já tem sinais de corrupção e alienação no lado das companhias contra o bem público ,
    As instalações existem não vão fazer novas , além do que está sendo cobrado do consumidor , assim vão cobrar 2 duas vezes o consumidor e o gerador .
    Tem cheiro de corrupção no meio .
    O certo e trocar os diretores destes agências de Control não sei o que em prol das companhias , lembram o que fez o kassabe com a taxação do internet ele e a anatel, recuo debaixo da pressão do povo com ameaça de divulgar quanto ia receber das operadoras da telefonia ?

  33. Inacreditável, o cidadão faz um investimento na implantação do sistema solar fotovoltaico, e injeta energia na rede pública, onde o excedente será utilizado por outro consumidor e no momento de reutilizar a energia que já foi gerada pelo sistema a ANEEL quer implantar taxa, resumindo todos terão que instalar baterias para fugir desse golpe de cobrança absurda e taxas que sempre são criadas em benéfico para a empresa, já até vi vídeos no Youtube de pessoas que dizem em não ativar o sistema do medidor fotovoltaico e consumir a energia somente no momento da produção, dizem ser uma alternativa… será?

  34. Boa noite! Precisamos continuar gerando nossa própria energia. Nossa propria liberdade, Brasil deixe seus filhos crescerem

  35. Descordo com a ANEEL, meu povo abra o olho, tudo isso é absurdamente absurdo, isso mostra que nesse nosso país é manipulado por um grupo que visa apenas o seu e nunca pára pra olhar o todo (nosso). Isso é Brasil zil zil…

  36. Certamente que não podemos compactuar com tamanho monopólio onde uma energia limpa tem que se render a uma energia suja e poluente .onde desenvolvimento e democracia não pode não pode surgir lamentável
    Liberdade de escolha .

  37. Discordo totalmente de mudar as regras dessa forma acaba com a geração distribuída prejudicando quem quer instalar painéis solar e beneficiando as distribuidoras de energia

  38. É já vi que o brasileiro nesse país, não tem vez mesmo quando se descobre alguma coisa que será beneficiado, vem o governo e quer tirar proveito da situação… Por isso tá difícil viver no Brasil, quem pôde tá metendo o pé. É o pior que votei no cara!!

  39. A Aneel é igual aos políticos brasileiros:só pensa em tirar vantagem e o povo que se dane.
    Todos os países incentivam o povo a usar energia solar mas no Brasil eles querem TAXAR EM VEZ DE INCENTIVAR.PAIS DE CORRUPTOS.

  40. O Brasil me desanima, chega a ser inacreditável!
    Energia limpa, não, poluição sim?
    E a crise da energia? E as taxas extras? Isso pode né?

  41. Será que em um futuro próximo valerá fazer um investimento nessa energia, se não sabemos o pensamento desses políticos atual.

  42. Esse país é uma merda de todo geito quer arrumar uma maneira de criar taxas para ter mais impostos. Ao invés de incentivar sendo uma maneira sustentável e que exige menos recursos de hidro elétrica, e outras formas de recursos. Isso é o que vemos em acabar com planeta.

  43. Não concordo com a normativa 482 da ANEEL porque inibe o incremento da energia limpa das placas fotovoltaicas, ao passo que deixa incólumes as termoelétricas, mais caras e mais poluentes. Por que não incentivam também a energia eólica?

  44. No resto do mundo ha incentivos fiscais para Setor Solar e Alternativos!! Pois só no BRASIL q os Grandes Oligopólios mandam na Anael e outros Sacrilégios são cometidos e nem Congresso nos representa ou sequer os Supremos nos defendem destas idiossincrasias!!

  45. Eu discordo completamente pois é mais uma forma desses filhas da puta de uma empresa tentar acabar com o povo brasileiro pois infelizmente no Bradil ainda é assim tem sempre algum filha da puta querendo ganhar dinheiro nas nossas contas….
    No Brasil ninguém pode ter uma coisa boa sem um desgraçado querem cobra pra ganhar dinheiro

  46. Discordo!
    Tudo que for viável para os menos favorecidos é rechaçado pelo sangue sugas ricos(empresários). Já não bastasse sermos um dos países que mais pagam impostos no mundo,temos que aceitar as imposições do empresariado e políticos corruptos.
    Bolsonaro tem que jogar duro com esse povo e não aceitar esses desmamados.

  47. Infelizmente, continuamos na contramão dos países civilizados, onde a geração de energia limpa e a preservação do meio ambiente são prioritários.
    Aqui, quem assim quer proceder é penalizado.

  48. Discordo.
    Uma vez que a energia solar e abundante e gratuíta e, os equipamentos de geracão de energia fotovoltaíca e adquirida pelo consumidor, sem nenhim subsidio do governo. Não há porque a ANATEL querer cobrar imposto sobre o uso da luz do sol.

  49. O almento de fornecimento de energia fotovoltaica reduz o investimento em termicas e novas hidroeletricas.
    Para onde vai este dinheiro?

  50. O governo federal que continuar de forma maciça e contudente o subsídio para quem puder instalar aos painéis solares,pois, será dessa forma que acabaremos com esse monopólio e exploração dessas consecionarias

  51. Se eu um dia for usar vou comprar e inatalar e pronto a energia do sol nao é da aneel oportunista e amigos. O sol e a energia solar e de todos quem pode proibir é so um poder supremo . Ou seja se eu fosse o predidente ja cortava as perninhas dessa empresa nojenta.

  52. Só tem sacsna na anell pilantra vou fazer um painel e não vou injetar na rede quero ver .me cobrar cambada de gatunos

  53. Acho um absurdo querer inviabilizar a energia fotovoltaica. O valor que pago mensalmente, na minha empresa está me causando desespero e vejo que a minha saída,seria investir em placas solares. Na minha opinião , essas medidas só irá causar mais danos ao meio ambiente e favorecer àqueles que sempre nos exploram , com altos impostos que somos obrigados a pagar .

  54. Isso é uma vergonha no brasil taxar o sol ,o cidadão compra todo o equipamento e depois quer taxar por usar,se fosse financiado o equipamento era uma coisa,ainda privatizar a energia porque nao querem ter responsabilidade e ate superfatura empresa privada e nós pagamos o rombo da roubalheira publica em geral,de vez melhorar faz e piorar,cheio de secretaria que faz merda de nada salários altos e nós que pagamos tenha consciência energia limpa e pura ei povo acorda e luta pelo as melhorias.

  55. Nosso pais e uma vergonha,querem meter a mão em tudo,como que querem taxar o sol que e pra todos sobrevivente da terra,pagamos todo o equipamento e sem nenhuma ajuda do governo e brincadeira,o pais os político gastam o dinheiro indevido e fora a roubalheira que nao para e superfaturamento em tudo,e também não tem iniciativa a favor do cidadão brasileiro em qualidade pela amor de Deus e tudo privatizar vendendo o Brasil em pedaços,e o governo tirando todos os direito do cidadão até onde vai parar isso?

  56. Não. dá para entender como taxar quem faz a opção pela energia FOTOVOLTAICA .O desejo da população é acabar com o monopólio, infelizmente é difícil vencer o sistema.

  57. Eu já pago a energia das ligações clandestina , toda energia gerada , mesmo as irregulares caem sobre nossas conta . Eles não nunca se preocuparam com os meus gastos , e porquê essa preocupação com quem vai pagar mais agora , para os que não tem energia limpa?

  58. Até hoje não vi nenhum site tratar isso de forma técnica, pra começar mais de 90% das instalações fotovoltaicas são on-grid, os sistemas off-grid são tão caros que só fazem sentido em lugares que não dispõem de conexão pro sistema elétrico de potência (devido ao alto custo e a pouca vida útil das baterias), logo ele não causa problemas técnicos no SEP.
    Agora para o sistema on-grid, como ele funciona hoje? É apenas um inversor com as placas fotovoltaicas acopladas, ele pega toda a energia convertida pra CA e joga na rede (diferente do que muitos pensam ela não passa direto pro circuitos terminais da casa) e a distribuidora que se vire pra tratar essa energia irregular com harmônicos distorcidos (dada a própria natureza estocástica das condições do tempo), sem contar o desbalanceamento nas fases que vai acarretar e também a necessidade de redimensionamento mais constante das proteções do SEP.
    Estão vendo como o problema é bem mais embaixo, não é somente taxar o Sol em si, não é o fim do mundo também, algumas medidas podem reduzir muito esses problemas técnicos, como a construção de unidades de geração maiores que peguem mais residências, ao envés de uma por cada residência que dificulta bem mais na análise do fluxo de potência.
    É algo bem complexo do ponto de vista técnico, minha visão como liberal e como acadêmico destoam bastante nesse quesito, eu acho que acima de tudo é demagogia tratar esse problema simplesmente como “taxar o Sol”.

  59. Isso é um grande absurdo, eles sempre arranjam uma forma de explorar aqueles que encontram uma forma de fugir da exploração deles, agora querem tributar até o que se usa da natureza, mas um pouco vão querer tributar nossas fezes. ABSURDO, por o país perde espaço no ranking de países subdesenvolvidos.

  60. É …o brasileiro não pode achar uma forma de sobrevivência e os empresários já querem tomar proveito. Nesta situação demonstram a incompetência para ajudar quem precisa. Sucesso a todos.

  61. Discordo pois a geração fotovoltaica dimu irmão investimento em geração e com isso poderia baratear a energia distribuída.
    Alem da compensação a quem investe nessa forma limpa e sustentável.
    Mudar a regra do jogo é no mínimo piuco ética

  62. Como se a estrutura de transmissão custasse tão caro assim, como se em cada rua, tivesse 2 funcionários trabalhando dia e noite para manter a manutenção da mesma, é ridículo, o custo de manutenção da rede é baixíssimo, comparado ao valor que pagamos hoje. Ou São Pedro também cobra propina???

  63. Enquanto os países desenvolvido estimula. o consumo de energia limpa o Brasil anda na contramão investe pesadamente em coisa que agride o meio ambiente acabando com nossas nascentes incentivando o extermino de nossas floresta qdo deixaremos de ser colônia e passaremos a ser um país independente

  64. Acho estranho esse procedimento da ANEEL, pois estabelecer mudanças no sistema de geração fotovoltaica com medida abrupta, não considerando um período de transição, prejudicaria totalmente quem já está no sistema e foi aderido conforme as norma alí vigentes.

  65. Os lobistas pagam bem, o país destruído por essas máfias, ficará sempre dependendo das empresas que pagam os lobistas. Alguém sabe dizer porque bandeira vermelha sem estiagem?

  66. Muito simples!!!… Todo esse papo de salvar o meio ambiente fica mais que comprovado e reforçado que é uma balela!!!!!… Quando o assunto é dinheiro, não tem nada de mais represar os rios, mudar seus leitos e outras tantas práticas nossivas para geração de energia elétrica… Canadá de fdps bandidos de merda vão procurar o que fazer!!!!!!

  67. Ora… “Quando alguém injeta energia na rede, passa a usar o sistema elétrico e respetivas instalações da empresa de distribuição. ” mas, eu e todos os geradores PAGAMOS para usar este sistema, afinal, continuamos com a taxa minima mensal referente a estar “pendurado” na rede de distribuição.
    Ou seja, já pagamos por usar as i.stalacoes da distribuidora.

  68. No fundo não é o uso da rede e sim o ICMS que caiu a arrecadação, desde o começo o Confaz foi contra a instalação de painéis solar. Agora que aumentou o número usuários tá caindo o ICMS que nos consumidores doméstico é por substituição tributária chegando em alguns estados num taxa real perto de 40%. Quando começou o uso da energia solar o Confaz chegou a sugerir 2 medidores um que mandava a energia pra rede onde de creditava em 12% e outro pra medir o consumo pagando em média 33% de ICMS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui