Pequeno gerador de vento de baixo custo que produz eletricidade

Gerador de Vento - Wind Harvester

Este pequeno gerador de vento de baixo custo permite produzir eletricidade a partir da mais pequena brisa.

Gerador de vento de baixo custo captura converte ventos fracos em eletricidade

O Wind Harvester, desenvolvido por investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, é um pequeno gerador de vento de baixo custo.

O dispositivo foi projetado para capturar ventos fracos, como brisas urbanas e convertê-los em eletricidade que pode ser usada para carregar dispositivos eletrónicos ou baterias.

Pode produzir uma voltagem de três volts e gerar eletricidade de até 290 micro watts quando exposto a ventos com velocidade de apenas 2 m/s. Números suficientes para alimentar um sensor e enviar dados para um telemóvel ou computador.

Pode ainda desviar eletricidade não utilizada para uma bateria, onde pode ser armazenada para alimentar dispositivos na ausência de vento.

Caraterísticas do Wind Harvester

Gerador de Vento - Wind Harvester
Gerador de Vento – Wind Harvester

A equipa da Universidade Tecnológica de Nanyang afirma que o dispositivo, que mede apenas 15×20 cm, pode ser facilmente montado nas laterais de edifícios e seria ideal para ambientes urbanos, onde a velocidade média do vento é inferior a 2,5 m/s, exceto durante tempestades.

O corpo deste gerador é feito de fibra de epóxi, um polímero muito durável, com o acessório principal interagindo com o vento e feito de materiais baratos, como cobre, papel alumínio e politetrafluoretileno, um polímero durável também conhecido como teflon.

O gerador, ao ser exposto ao vento, começa a vibrar, fazendo com que sua placa se aproxime e se afaste da tampa. Isso faz com que se formem cargas na folha, produzindo uma corrente elétrica ao passar da folha de alumínio para a de cobre.

Nos testes de laboratório, o gerador de vento desenvolvido pela alimentou LEDs constantemente, na altura foi medida uma velocidade do vento de 4 m/s. Também pode ativar um dispositivo sensor e alimentá-lo o suficiente para enviar informações de temperatura ambiente para um dispositivo móvel.

Os investigadores afirmam que sua invenção tem o potencial de substituir as baterias no fornecimento de luzes de díodos emissores de luz (LED) e sensores de controlo da saúde estrutural de edifícios.

Estes são usados para monitorizar a saúde estrutural de infraestruturas ou edifícios, alertando engenheiros sobre problemas como instabilidades ou danos físicos em construções urbanas como arranha-céus e pontes.

Objetivo do pequeno gerador de vento

Como fonte de energia renovável e limpa, energia eólica tem vindo a atrair cada vez mais projetos inovadores.

Esta pesquisa veio preencher a lacuna de um gerador de energia em pequena escala para funções mais específicas, como fornecimento de energia a sensores e dispositivos eletrónicos mais pequenos.

Este dispositivo também serve como potencial alternativa para baterias de iões de lítio mais pequenos, pois é autossuficiente e só exigiria manutenção ocasional, não tem metais pesados na sua constituição, que, se não forem eliminados adequadamente, podem causar problemas ambientais.

A equipa de investigadores já está a trabalhar no próximo passo do Wind Harvester, nomeadamente a melhoria de funções de armazenamento. Ou outros materiais que possam melhorar a potência de saída.

Vídeo – Apresentação do gerador Wind Harvester

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima