Data da notícia: Fevereiro de 2020
O rotor de uma das turbinas eólicas Gamesa do parque eólico do Complexo Delta 1 ficou completamente destruído após separar-se da nacelle.
Parte de turbina eólica Gamesa desabou
O rotor da turbina eólica caiu no passado domingo (dia 02 de Fevereiro) desde uma altura de 100 metros.
Não foram encontrados outros danos nas restantes turbinas eólicas que constituem o parque eólico do Complexo Delta 1.
O Complexo Delta 1 está localizado no estado de Piauí e é constituído por 35 turbinas eólicas modelo G97 com 2 MW de potência e foram fabricadas pela Gamesa, este complexo eólico entrou em operação no ano 2014
O proprietário do complexo eólico, Omega Energia informou em comunicado que:
“Na tarde de domingo (02 de Fevereiro), uma estrutura soltou-se de uma das nossas turbinas eólicas no município de Ilha Grande em Piauí…
A análise da ocorrência e das operações de manutenção corretiva serão realizadas pela empresa responsável do serviço de manutenção e operação do complexo eólico, sendo que esperamos que a turbina eólica retome o funcionamento o mais rápido possível…
Informamos também que a torre que sustenta a turbina eólica e os outros componentes da nacelle não sofreram danos importantes.”
Segundo a agência Reuters, a empresa Siemens Gamesa é atualmente a entidade responsável pelas atividades de operação e manutenção das turbinas eólicas. Foi estabelecido uma zona de segurança no perímetro da turbina eólica e está em curso uma investigação de forma a obter as razões e causas deste acontecimento.
A estrutura que aparentemente desabou é constituída pelas pás e rotor, nenhum outro componente parece ter sido afetado, no entanto a investigação seguirá o seu rumo e as causas serão encontradas.
Um particular capturou em vídeo e imagens este acontecimento, onde se pode observar a estrutura caída junto da turbina eólica.