
A startup Erthos instalou um parque solar diretamente no chão, sem necessidade de estrutura metálica que permite reduzir os custos em até 20%.
Erthos instala parque solar de 10 MW diretamente no solo
A construção de um parque solar está, geralmente, associado a algumas exigências em relação ao terreno e à montagem de estruturas metálicas, sendo necessários 5 a 10 acres por cada megawatt de capacidade.
No entanto, a startup Erthos pretende mudar esta regra e estreou um novo conceito na sua instalação solar de 100 MW no Texas.
Este é o maior parque solar em desenvolvimento nos Estados Unidos e tem como particularidade ser aplicado diretamente no chão sem recurso a nenhuma estrutura metálica para elevar os painéis solares. Desta forma, elimina o que considera ser “uma enorme quantidade de materiais e riscos desnecessários” e utiliza “apenas engenharia civil leve”.
Com este novo conceito, a Erthos afirma que consegue reduzir os custos de instalação em grande escala em 20% e permite otimizar o espaço de aplicação.
Esta montagem requer apenas 2.5 acres por MW, permitindo o dobro da densidade de energia comparado com uma instalação tradicional.
Além dos custos financeiros, esta instalação permite também uma aplicação mais rápida, além de ser resistente a furacões.
Limpeza é também facilitada
O facto de a instalação ser realizada no chão, ajuda também a otimizar a limpeza dos painéis solares.
Com esta disposição, a Erthos criou uns robôs de limpeza autónomos e inteligentes que funcionam durante a noite para manter os painéis limpos de forma a assegurar a sua máxima eficiência. Cada robô consegue limpar 2 MW por cada noite de operação.
Leitura recomendada: Notícias de energia solar