Parque Solar no Dubai - Mohammed bin Rashid Al Maktoum

Há anos que o Dubai trabalha no desenvolvimento do maior projeto solar fotovoltaico conhecido, o Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

A Autoridade de Eletricidade e Água do Dubai (DEWA) e o consórcio liderado pela saudita ACWQ e o fundo estatal chinês Silk Road Fund, chegaram a acordo para o financiamento da quarta fase do projeto que irá aumentar a potência deste parque solar em mais 950MW!

O objetivo passa por em 2030 estarem em funcionamento mais de 5GW de potência, cujo investimento ascende a mais de 12000 milhões de euros!

Nesta quarta fase vão ser desenvolvidos mais 700MW de energia solar, 600MW através de um complexo de parabólicas, 100MW de uma torre solar e 250MW através de painéis solares fotovoltaicos. O que irá proporcionar energia limpa para mais de 320000 habitações, retirando emissões de carbono para a atmosfera num total de 1,6 milhões de toneladas!

Quarta fase do parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum vai quebrar recordes

O projeto irá cobrir uma área total de 44 quilómetros quadrados, e irá quebrar vários recordes mundiais. Como o baixo custo da eletricidade de energia solar, nomeadamente de 7,3 centavos de dólar por kWh, e o custo de eletricidade mais baixo para a tecnologia fotovoltaica de 2,4 centavos de dólar por kWh!

Parque Solar no Dubai - Mohammed bin Rashid Al Maktoum
Parque Solar no Dubai – Mohammed bin Rashid Al Maktoum

Mais, irá ter a maior torre solar do mundo, com 260metros de altura, e com a maior capacidade de armazenamento térmico de 15 horas, o que vai permitir fornecimento de eletricidade durante todo o dia!

O CEO da DEWA, Dr. Saeed Mohammed Al Tayer assegura que os atuais projetos de energia solar a operar no parque solar têm uma capacidade de 413MW. E que tem em desenvolvimento mais 3 projetos que no final irá permitir uma capacidade total acima de 1500MW!

Para o futuro, anunciaram a quinta fase de desenvolvimento deste Parque Solar, com um aumento de 900MW com recurso a painéis fotovoltaicos. Quando finalizada, a capacidade total do Parque Solar será de 2863MW!

Mais sobre – Mohammed bin Rashid Al Maktoum Solar Park

Em 2030 espera-se que o desenvolvimento do Parque Solar tenha alcançado um total de 5000MW de potência, conseguindo assim atingir os objetivos propostos pelo Dubai para a Estratégia de Energia Limpa 2050, que passa por produzir 75% da energia total que o Dubai precisa, contribuindo para que esta seja a cidade mundial com a menor pegada de carbono em 2050.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1 COMENTÁRIO

  1. Com as mudanças climáticas ocorrendo com muita frequência, e com probabilidade de se tornar cada vez mais frequentes, conforme estudo realizado pelos especialistas da área, a energia limpa como a solar é a grande realidade não só na atualidade mais para o futuro.
    Temos que investir na energia limpa e renovável como a solar, isso não somente pensando na redução de custos mas principalmente pela preocupação na preservação do meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui