Há anos que o Dubai trabalha no desenvolvimento do maior projeto solar fotovoltaico conhecido, o Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
A Autoridade de Eletricidade e Água do Dubai (DEWA) e o consórcio liderado pela saudita ACWQ e o fundo estatal chinês Silk Road Fund, chegaram a acordo para o financiamento da quarta fase do projeto que irá aumentar a potência deste parque solar em mais 950MW!
O objetivo passa por em 2030 estarem em funcionamento mais de 5GW de potência, cujo investimento ascende a mais de 12000 milhões de euros!
Nesta quarta fase vão ser desenvolvidos mais 700MW de energia solar, 600MW através de um complexo de parabólicas, 100MW de uma torre solar e 250MW através de painéis solares fotovoltaicos. O que irá proporcionar energia limpa para mais de 320000 habitações, retirando emissões de carbono para a atmosfera num total de 1,6 milhões de toneladas!
Quarta fase do parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum vai quebrar recordes
O projeto irá cobrir uma área total de 44 quilómetros quadrados, e irá quebrar vários recordes mundiais. Como o baixo custo da eletricidade de energia solar, nomeadamente de 7,3 centavos de dólar por kWh, e o custo de eletricidade mais baixo para a tecnologia fotovoltaica de 2,4 centavos de dólar por kWh!
Mais, irá ter a maior torre solar do mundo, com 260metros de altura, e com a maior capacidade de armazenamento térmico de 15 horas, o que vai permitir fornecimento de eletricidade durante todo o dia!
O CEO da DEWA, Dr. Saeed Mohammed Al Tayer assegura que os atuais projetos de energia solar a operar no parque solar têm uma capacidade de 413MW. E que tem em desenvolvimento mais 3 projetos que no final irá permitir uma capacidade total acima de 1500MW!
Para o futuro, anunciaram a quinta fase de desenvolvimento deste Parque Solar, com um aumento de 900MW com recurso a painéis fotovoltaicos. Quando finalizada, a capacidade total do Parque Solar será de 2863MW!
Mais sobre – Mohammed bin Rashid Al Maktoum Solar Park
Em 2030 espera-se que o desenvolvimento do Parque Solar tenha alcançado um total de 5000MW de potência, conseguindo assim atingir os objetivos propostos pelo Dubai para a Estratégia de Energia Limpa 2050, que passa por produzir 75% da energia total que o Dubai precisa, contribuindo para que esta seja a cidade mundial com a menor pegada de carbono em 2050.
Com as mudanças climáticas ocorrendo com muita frequência, e com probabilidade de se tornar cada vez mais frequentes, conforme estudo realizado pelos especialistas da área, a energia limpa como a solar é a grande realidade não só na atualidade mais para o futuro.
Temos que investir na energia limpa e renovável como a solar, isso não somente pensando na redução de custos mas principalmente pela preocupação na preservação do meio ambiente.