Campanha de análise técnica e reparações gratuitas a sistemas solares fotovoltaicos antigos pela Universidade de Évora.
Tem um painel solar com problemas? Inscreva-se já!
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora está a realizar uma campanha de recolha de dados sobre instalações fotovoltaicas na Europa com mais de 10 anos (idealmente mais de 15 anos) de exposição ao sol, no âmbito do projecto GRECO (H2020).
Numa comparação com a perspetiva da vida humana, representaria dizer que um em cada quatro europeus teria menos de 13 anos! Se considerarmos como módulos «adultos» os que excedem 10 anos de exposição solar, verifica-se que apenas 3% da população de módulos é digna dessa consideração.
Seguindo esta linha, se rotularmos os módulos «antigos» e «mais antigos» aqueles que excedem 15 e 20 anos, respetivamente, verifica-se que menos de 1% são antigos e que os mais antigos constituem uma raridade real (<0,5%).
Seguindo a comparação anterior com a vida humana, isto significa que a população europeia era tal que um em cada quatro europeus tinha menos de 13 anos de idade, e menos de 1 em cada 100 teria atingido a idade da reforma. Obviamente, quanto mais velho for o módulo, maior a probabilidade de apresentar sintomas relacionados com o envelhecimento e, consequentemente, maior o interesse de analisá-lo para a ciência fotovoltaica.
O caso ideal para o objetivo cientÃfico desta ação, que consiste em investigar o envelhecimento dos módulos fotovoltaicos, consiste num sistema fotovoltaico que satisfaça três condições:
- Tenha mais de 15 anos de idade;
- Que foi cuidadosamente caracterizado durante o seu arranque, de tal forma que a sua potência STC e até mesmo a potência individual dos módulos que o compõem são conhecidas;
- Que todas as suas informações operacionais estão disponÃveis: produção mensal, limpezas e anomalias.
Condições para aceder à campanha de reparação gratuita
As três condições anteriores não são mandatórias para participação nesta campanha, constituem a definição do caso ideal para o estudo deste projecto.
Depois desta recolha de dados inicial serão selecionadas algumas instalações fotovoltaicas, às quais a equipa técnica deste projeto irá realizar uma inspeção técnica (medidas de comportamento elétrico, curvas I-V, termografias, etc.) e avaliar o seu desempenho, com entrega gratuita do relatório ao proprietário do sistema.
Caso sejam detetados módulos defeituosos ou danificados, a equipa irá analisá-los, tentar a sua reparação ou substitui-los sem custos para os participantes.
A participação nesta campanha é totalmente gratuita e completamente confidencial. Pode fazer o seu registo aqui.
Mais informações através do email catedraer@uevora.pt ou na página do projecto GRECO.