Painéis solares Solhyd para Produção de Hidrogénio

Painéis solares para telhados que captam luz solar e água do ar vão ser uma realidade em breve. Tal como os painéis fotovoltaicos, os painéis de hidrogénio serão ligados, mas por tubos de gás, invés de cabos elétricos.

Investigadores da KU Leuven desenvolvem painéis solares para produção de hidrogénio

Esta nova solução chega em breve ao mercado, através de uma empresa parceira.

Há mais de uma década que os investigadores desenvolvem e melhoram esta tecnologia, sendo que o protótipo final foi incorporado num design atrativo pela Comate Engineering & Design.

Como funcionam os painéis solares para produção de hidrogénio?

O painel solar para produção de hidrogénio converte o vapor de água que se encontra no ar, em hidrogénio, com ajuda da luz solar. Os investigadores garantem que conseguem produzir cerca de 250 litros de hidrogénio por dia, gerando uma eficiência de 15%.

Este projeto, Solhyd, entrou na fase de transição de investigação para investimento por uma empresa parceira.

Por palavras mais simples… os painéis de hidrogénio, são painéis solares que dividem as moléculas da água, gerando o gás hidrogénio, com a ajudar da energia solar. Lugares na Terra que sejam muito áridos, não são bons locais para esta tecnologia, devido ao ambiente seco.

Estes novos painéis são em tudo idênticos aos painéis solares tradicionais, mas em vez de serem ligados por cabo elétrico, são ligados por tubos de gás.

A camada superior do painel produz eletricidade, por baixo, um sistema de tubagem, produz o hidrogénio a partir da extração das moléculas de água existentes no ar, através de uma membrana.

Painéis solares de hidrogénio Solhyd

Segundo o investigador Jan Rongé, da KU Leuven, “Os painéis solares de hidrogénio da Solhyd são compatíveis com a maioria os módulos fotovoltaicos modernos, podendo-se ligar diretamente ao sistema. Assim, podemos beneficiar dos desenvolvimentos tecnológicos e redução de custos da industria fotovoltaica. Para melhorar esta sinergia, os painéis solares de hidrogénio Solhyd são compatíveis com a maior parte das estruturas de montagem existentes”.

Painéis solares Solhyd para Produção de Hidrogénio
Apresentação do Protótipo da Solhyd

Os painéis solares de hidrogénio são pequenos, modulares e ideais para uma produção descentralizada. É estimado que 20 destes painéis possam fornecer eletricidade e calor para uma casa bem isolada com uma bomba de calor durante todo o inverno.

Quando instalados junto com um coletor térmico solar e painéis solares tradicionais, os painéis solares de hidrogénio podem ajudar a aquecer as casas e fornecer eletricidade durante todo o ano.

Estes painéis solares não armazenam hidrogénio, trabalham com baixas pressões, logo têm grandes benefícios de segurança e custo. O hidrogénio produzido é recolhido a partir do painel e depois comprimido se necessário (o que permite ser armazenado por tempo indefinido). Claro que certas aplicações não necessitam que o gás seja comprimido, ou então serão usadas outras formas de armazenamento.

Aplicações para o hidrogénio produzido por painéis solares

O hidrogénio produzido pelos painéis solares Solhyd pode ser usado em várias aplicações, como a mobilidade. Ou então, para aplicações de uso médio, como apoio de energia, transportes pesados.

Mais tarde, com o desenvolvimento da tecnologia, pode-se pensar em qualquer tipo de aplicação, como a produção de amónio a larga escala ou até sistemas em pequena escala, fora da rede.

Os custos serão em tudo idênticos ao mercado da energia fotovoltaica, pois não são usados metais preciosos na produção destes painéis, o que permite manter um preço acessível.

Desde 2011 foram testados vários protótipos destes painéis, pelo que os investigadores estão confiantes no lançamento da produção industrial destes painéis solares de hidrogénio.

Foi em setembro que a Solhyd deu início ao desenvolvimento industrial do projeto, tendo saído das instalações da Universidade, para um espaço com 350 metros quadrados próximo de Leuven, com ajuda do Município de Flemish.

Inicialmente serão produzidos algumas dezenas de painéis para serem aplicados em projetos piloto de pequena escala. Mas até 2026 a equipa espera estar a produzir mais de 5000 painéis solares de hidrogénio anualmente, a um preço semelhante ao dos painéis fotovoltaicos existentes atualmente no mercado.

Imagens dos Painéis Solares para produção de Hidrogénio da Solhyd 

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

1 COMENTÁRIO

  1. Esta empresa devia ser subsidiada pelo mundo inteiro para que começarem a produzir em larga escala, é urgente acabar com as energias tradicionais. (petróleo, carvão e nucleares). Cabe a nós cidadãos derrubar estas 3 potencias dominantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui