Painéis solares mais eficientes

Novo desenho de painéis solares mais eficientes garante aumento de 125 % na absorção da luz solar

Uma nova configuração de painéis solares mais eficientes permite a aplicação de células solares ainda mais finas, leves, flexíveis e versáteis.

Painéis solares fotovoltaicos mais eficientes

Esta proposta está a ser trabalhada e desenvolvida por investigadores de Portugal e do Reino Unido, sendo que este desenho de painéis solares pode dar energia a mais casas e a outras superfícies, como barcos ou mesmo tendas!

O desenho proposto para estes painéis solares mais eficientes é aplicar um padrão em xadrez, o que lhe dará mais do dobro da capacidade de aproveitamento da luz solar. Pelo menos é o que os investigadores da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade britânica de York acreditam e foi essa uma das primeiras conclusões obtidas.

Assim a nova configuração permite o uso de células solares mais finas, leves, flexíveis e versáteis, logo podem ser adaptadas a outras estruturas e assim dar energia em mais locais. Desde barcos, casas, tendas…

Painéis solares mais eficientes

Ao optarem por um padrão em xadrez aumenta-se a probabilidade da luz ser absorvida e assim gerar mais eletricidade. Este tipo de células solares pode ser aplicado a materiais leves que serão por sua vez mais fáceis de manusear, mais baratos e ainda serão produzidos de forma mais sustentável, pois atualmente o silício usado para criar as atuais células requer processos de fabrico de elevado consumo energético!

O refinamento do silício é um processo moroso e intensivo do ponto de vista energético, assim, o uso de células de silício dez vezes mais finas vão permitir reduzir a necessidade de refinarias, além de que ficariam mais baratas, levando à transição da economia para uma economia mais verde e amiga do ambiente, diz Christian Schuster da Universidade de York!

Diz ele que “Encontrámos um truque simples para fortalecer a absorção de células solares finas”, truque que veio permitir um aumento de 125 por cento na absorção da luz solar, tornando os painéis solares mais eficientes. Esse aumento na absorção solar é mais no interior que na superfície das células!

Este método além de poder ser usado em células solares, pode ainda ser aplicado em barreiras acústicas, painéis quebra-vento, superfícies antiderrapantes, biosensores e arrefecimento, e isso devido a ser mais leve e maleável!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui