Painéis Solares Híbridos

Os painéis solares híbridos, podem gerar eletricidade e ao mesmo tempo aquecer águas sanitárias. Ora, se há uns anos era uma tecnologia ainda em desenvolvimento, agora essa mesma tecnologia já está a dar frutos.

Exemplo disso é o mercado das energias renováveis espanhol, em que este tipo de painéis solares híbridos começa a dominar! Cada vez mais clientes optam por usar esta tecnologia.

Temos como caso prático, e em utilização contínua, os painéis solares híbridos aH60 e aH72, que foram desenvolvidos a partir da tese doutoramento de Alejandro del Amo na Universidade de Saragoça. Estes podem ser vistos em funcionamento, com pleno rendimento, em vários locais (Granada, Toledo, Málaga e Gerona).

Painéis solares híbridos espanhóis

Estes painéis solares híbridos estão a ser desenvolvidos e fabricados pela Abora Solar, junto a Saragoça, tendo 20 pessoas de diversas áreas multidisciplinares especializadas para otimizar o produto. Otimização que é realizado constantemente e que vai dando frutos no campo das energias solares.

As vantagens dos painéis híbridos é que geram eletricidade e água quente ao mesmo tempo; tudo a partir da energia solar. Para isso, tem células fotovoltaicas que produzem eletricidade e um sistema hidráulico que aquece a água, conseguindo assim minimizar as perdas térmicas e maximizar a produção fotovoltaica.

Painéis Solares Híbridos - Abora Solar
Painéis Solares Híbridos – Abora Solar

A quantidade de CO2 libertada para a atmosfera é zero, devido ao uso de energia solar.

Tecnologia dos painéis solares híbridos aH60 e aH72

Estes painéis solares híbridos dispõem da mais recente tecnologia (aH Tecnologia) em painéis solares. Tecnologia que permite reduzir ao mínimo as perdas terminas e maximizar a produção fotovoltaica. Isso é conseguido devido ao sistema de refrigeração que se obtém das células fotovoltaicas.

Esta tecnologia foi premiada em novembro com o Prémio Iberus Emprende, do Campus de Excelência. Prémio que rendeu 7000€ à empresa mais inovadora.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens dos sistemas solares híbridos.

Outros dos motivos para ter ganho o prémio, é o facto de recuperarmos o investimento em poucos anos, e assim gera benefícios rapidamente. Além disso, permite que todos os países europeus possam enfrentar a transição energética com maior à vontade e menos dúvidas.

Aplicações dos painéis solares híbridos

Como os painéis solares híbridos geram água quente, bem como eletricidade como os painéis fotovoltaicos convencionais, a sua instalação é indicada para edifícios que consumam demasiada água quente ou tenham um aquecimento central, ou mesmo grande consumo de eletricidade.

Assim, estes painéis solares são indicados para hotéis, residências universitárias, centros desportivos e unidades de saúde.

Também podem ser aplicados a casas particulares, mas o rácio investimento, aproveitamento, demorará mais anos a recuperar.

Mas afinal como funcionam os painéis solares híbridos?

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui