Quais são os painéis solares mais eficientes no mercado

Quem pretende instalar um painel solar na sua habitação, procura sempre o sistema mais eficiente do mercado. A melhor forma de conseguir isso, é através da comparação da eficiência solar de cada fabricante, saiba quais os painéis solares mais eficientes no mercado.

O que é a eficiência de um painel solar?

Expressa em percentagem, a eficiência de um painel solar é a capacidade que um painel solar tem de converter a luz solar em eletricidade. Se tivermos a mesma quantidade de luz a incidir durante o mesmo período de tempo, sobre dois painéis solares com diferentes taxas de eficiência, o mais eficiente irá produzir mais eletricidade do que aquele que é menos eficiente.

Em termos práticos, para dois painéis solares, com o mesmo tamanho, se um tiver uma eficiência de 21% e o outro uma eficiência de apenas 14%, o painel com maior taxa de eficiência irá produzir mais 50% kWh de eletricidade nas mesmas condições que o painel com menor taxa de eficiência.

Assim, para pouparmos na fatura de eletricidade, é importante ter um painel solar com uma elevada taxa de eficiência na conversão da luz solar.

Quais as marcas de painéis solares mais eficientes no mercado?

A eficiência de um painel solar é um fator que pesa muito aquando da aquisição e avaliação da qualidade de um painel solar. Mas ainda assim não deve ser o único fator a ter em conta quando considera instalar um painel solar em particular.

A eficiência de um painel solar está diretamente relacionada com a capacidade do painel em converter energia a baixo custo e grande fornecimento.

Top 5 de painéis solares mais eficientes

Através de um estudo da energysage obtivemos os painéis solares mais eficientes atualmente disponíveis no mercado:

  1. SunPower (22,2%)
  2. Panasonic (21.6%)
  3. LG (21.1%)
  4. Hanwha Q Cells (19,5%)
  5. Solaria (19.4%)

Pelo que podemos analisar, os painéis solares mais eficientes no mercado têm uma taxa de eficiência superior a 22,2%, sendo que a maioria dos painéis tem uma eficiência entre 15% e 17%.

Os painéis solares da SunPower são conhecidos por serem a marca de painéis solares mais eficiente no mercado. No entanto, têm um preço de aquisição elevada; mas devem ser a escolha número um de qualquer cliente que pretenda ter o máximo de eficiência.

Produção máxima

Se o seu objetivo com um painel solar é consumir o máximo de eletricidade que o seu sistema solar produzi, ou garantir que consome o mínimo possível da rede, mas tem um espaço limitado para instalar os painéis solares, então o ideal é escolher um painel solar com máxima eficiência. Pois só assim irá conseguir obter o máximo de produção dos seus painéis solares!

Recomendamos: Guia prático para comprar painéis solares fotovoltaicos

Relação custo vs valor

Os painéis solares mais eficientes tendem a custar mais do que os menos eficientes. Assim, antes de avançar para a aquisição, poderá analisar se a diferença de preço justifica perante as poupanças que irá conseguir, ao gerar mais eletricidade ao longo do tempo.

É que quanta mais energia produzir e consumir, menos terá que consumir da rede, podendo até gerar algum lucro com a venda do excedente produzido à rede (se contratualizar tal opção).

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

5
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

2 Comentários da discussão
3 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
4 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Gustavo

Valiosos comentários, parabéns.

Gil Henrique

Olá. Me parece que a legislação brasileira não permite o que está sendo dito no último parágrafo (a não ser que você gere acima de uma determinada quantidade e o ramo do negócio seja de usina de geração de energia).
Normalmente, em residências e comércios, o que for gerado acumula em créditos a serem resgatados em até 5 anos.
A concessionária não pagará pelo excedente em moeda corrente.
Poderia por gentileza confirmar sobre essa possibilidade de remuneração?

Rodrigo

tem razão, ainda não é possível vender, mas há rumores de que no próximo ano deve sair alguma resolução ANEEL permitindo. É vantajoso pras distribuidoras, já que é energia barata nos sistema, reduz custos de investimento em transmissão.

Márcio Moraes

Sim, mas seria interessante você colocar a informação que não é possível vender, porque quando o cliente lê que é possível e nós informamos que não, ele tende a ficar confuso e pode declinar.

Márcio Moraes

Agora que vi que você é de Portugal, a legislação é diferente do Brasil.