Painéis Solares Fotovoltaicos de Grafeno

Norte americana S2A vai começar a instalar os seus painéis solares de grafeno em condomínio ecológico de luxo!

A empresa patenteou os direitos do único painel solar de grafeno existente no mundo, que desenvolveu a partir da tecnologia PV Graph, que pertencia à europeia Freevolt.

Painéis Solares de Grafeno?

Nunca se pensou que este dia chegasse, mas agora é uma realidade. Pois esta tecnologia solar é inovadora, diferente de qualquer outra existente. É que o grafeno é praticamente indestrutível, o que elimina os problemas de degradação, humidade e eficiência da temperatura que os outros tipos de painéis solares enfrentam.

O relatório da Comissão de Energia Californiana sobre a Avaliação de Desempenho deste painel solar de grafeno destaca que a tecnologia produziu 311 W em condições de teste com uma potência de 300 W!

Vantagens dos Painéis solares de Grafeno

Painéis Solares Fotovoltaicos de Grafeno
Painéis Solares Fotovoltaicos de Grafeno

Os painéis existentes, os tradicionais, têm lacunas a nível da produção de energia, fiabilidade e efetividade destes debaixo do sol, devido às microfissuras que ficam aquando da produção dos painéis solares. Pois essas microfissuras ficam aquando da soldadura dos metais a temperaturas elevadas, o que tem um efeito negativo sobre os painéis solares.

Mas isso é passado, pois a tecnologia PV Graph, reduz por completo esse stress térmico, acabando assim as microfissuras resultantes desse método de produção, o que acaba assim por dar uma maior vida útil e maior eficiência ao painel solar.

Outro benefício da tecnologia PV Graph é permitir que os custos de produção também sejam reduzidos, pois é eliminada a necessidade de recorrer a metais como prata ou cobre!

A tecnologia PV Graph recorre ainda a uma tecnologia de células híbridas, ou seja, combina a tecnologia de revestimento fino, com tecnologia de silício cristalino, garantindo aos painéis solares mais 50% de eficiência, uma maior durabilidade, e uma menor propensão a danos. Mais, caso sofram algum dano, continuam a funcionar com uma perda de produtividade quase nula!

Saiba mais sobre vantagens e desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos.

Os benefícios da tecnologia PV Graph

Teoricamente a tecnologia PV Graph é compatível com todas as células cristalinas standard conhecidas por todo o mundo, mas devido às suas caraterísticas revolucionárias de design, além de terem uma máxima eficiência, também o fazem com menores custos ambientais de produção, abrindo assim a porta a maiores poupanças nas etapas de produção!

Os painéis solares fotovoltaicos tradicionais são formados por um grupo de células de silício ligadas em série, igual às antigas luzes de Natal. Mas a perda de energia devido a danos, sejam microfissuras, em cada célula individual é replicado para todo o sistema.

De modo semelhante, ao amanhecer e ao anoitecer, algumas células que ficam na sombra (luz difusa) levam a perdas de energia que a tecnologia tradicional não consegue recuperar. E isso sem se ter em conta a perda diária média entre 3-5% da conversão de energia.

A PV Graph vem assim resolver grande parte destes problemas. Sendo que o seu design permite uma conversão de 1:1 kWp a kWh, ou seja, 100% da energia solar capturada pelo painel solar fotovoltaico é transformada em energia elétrica utilizável.

Quanto ao grafeno, este responde de igual forma à luz dispersa como à luz baixa. Mais, quando algumas células estão debaixo de sombra profunda, a sensibilidade do resto do painel solar não é afetada, o que já não acontece na tecnologia solar tradicional.

Processo de produção dos painéis solares de grafeno

O processo de produção deste tipo de painel solar é feito a baixa temperatura, o que significa que há menos danos nas diferentes etapas de produção e instalação. Não havendo soldadura por calor excessivo, significa que os materiais sofrem menos stress térmico e menos casos de microfissuras nas células de silício.

Este processo de produção leva assim a que estes painéis solares tenham uma vida útil alargada, e uma vez mais, permite poupar nos custos de produção (quando comparados com os atuais painéis solares).

A empresa S2A vai assim começar a instalar este tipo de painéis solares de grafeno em habitações da #GreenLuxHome, e irá contar com instalações de autoconsumo, apoiadas por baterias PowerWall da Tesla e assim conseguir que o condomínio seja auto-suficiente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui