Painéis Solares Fotovoltaicos Dupla Face

A indústria está a preparar-se para dar início à produção de painéis solares de dupla face.

Esta é assim uma das grandes promessas do mercado das energias renováveis… é que um painel com dois lados a gerar energia significa mais energia elétrica por unidade de superfície, quando comparado com as tecnologias atuais em que se gera energia apenas de um dos lados!

A tecnologia por detrás dos painéis solares de dupla face

Segundo testes realizados, estes permitem aumentar a produção relativamente aos painéis solares tradicionais em cerca de 25% por metro quadrado.

Esta é uma tecnologia prometedora, ao analisar a densidade de energia por unidade de superfície dos painéis, sendo que diretamente se traduz numa maior captação de energia por unidade de superfície.

Como sempre, nestes casos, uma vez superados testes de laboratório, com resultados satisfatórios, vai-se então dar inicio à produção em larga escala.

Antes de estarem prontos para serem adotados por todo o mercado, os fabricantes dizem que o mercado das energias renováveis ainda tem entre um a dois anos pela frente para conhecer e recolher dados quanto a este tipo de painéis de dupla face. Além disso, esses anos de adaptação permitirão também aos fabricantes determinar como entrar no mercado, a verdadeira eficiência e custo deste tipo de painéis solares.

O objetivo passa por lançar painéis solares de dupla face competitivos com os atuais modelos!

Nos EUA está-se a ultimar os primeiros testes com painéis solares comerciais produzidos por empresas como a Longi, JÁ Solar, Trina, Jolywood, Hanwaha Q Cells e Canadian Solar!

Sendo que já se encontram em processo de validação pelo Laboratório Nacional do Novo México, com o objetivo de comprovar que os painéis solares de dupla face são operacionais e assim criar modelos de simulação para testar segundo os testes!

Recomendamos: Guia prático para comprar painéis solares fotovoltaicos

Instalação dos painéis solares dupla face

Como os painéis solares dupla face recolhe o sol a partir da parte superior e da parte inferior, existem alguns desafios quando ao fabrico e instalação dos mesmos no local!

Algumas empresas, como a Array, já estão a avaliar a parte da instalação. Estão a testar variáveis como a forma em que as compensações de instalação afetam a área irradiada.

Pois nas instalações de painéis de dupla face, os fabricantes devem ter em conta fatores como a percentagem de radiação que a superfície irá refletir relativamente à radiação que incide sobre a mesma, bem como a cobertura do solo, a área irradiada e o formato do sistema, tudo para aumentar o rendimento!

A estas variáveis há ainda que contar com um dos maiores desafios da tecnologia: quantificar a produção de potência!

Sabemos que as variáveis fazem diferença, mas não se sabe como calcular a diferença real em função dessas variáveis”, disse Tyler Stewart, vice-presidente da Ventas e investidor na empresa de painéis de dupla face Prism.

Painéis Solares  Fotovoltaicos Dupla Face SolarWorld
Painéis Solares Fotovoltaicos Dupla Face SolarWorld

Se não entendes qual é o rendimento da parte traseira do painel, então a altura, a inclinação, ou se fica sobre erva verde ou neve branca, é um ponto discutível. Se o lado de trás só produz metade da potência que o próximo produto, e não sabes a diferença, é assim difícil de calcular como irá funcionar na realidade. Para mim o maior problema é não haver um valor standard para comparar!”.

Stewart diz ainda que os próximos anos serão fundamentais para o desenvolvimento deste tipo de painéis solares. Sendo que várias entidades estão a trabalhar para estabelecer valores standard uniformes, sendo que se espera que esse estudo esteja concluído para breve!

Mas por agora, a Prism, testa a parte da frente e detrás dos seus painéis em separado, contra uma folha negra. Pois os testes contra uma folha branca podem alterar o aquecimento das condições dos valores standard, segundo Stewart!

Ainda que não se tenha definido o valor standard, o Dr. Hongbin Fang, diretos da Longi Solar, disse:

…que a produção do lado detrás de um painel pode aumentar o rendimento energético em 25%, ou mesmo mais!

Tudo vai depender de onde este seja instalado. E isso foi algo que chamou à atenção de grandes fabricantes de painéis solares, bem como de pequenos fabricantes, como a Prism!

Projetos painéis solares de dupla face

A Longi contribuiu com 20MW num projeto de dupla face de 71MW testado na China, sendo que a empresa descreveu esse projeto como “o maior projeto de painéis solares de dupla face do mundo” e que foi ligado em janeiro. Adiantou ainda que a procura está a aumentar…

Os responsáveis do projeto indicam que provavelmente nos próximos dois anos, já se tenha chegado a valores mais definitivos, e os painéis solares de dupla face passarão a ser uma realidade nos mercados. Sendo que a maioria dos atuais clientes irá trocar os seus painéis solares convencionais, por este com dupla face!

Recomendamos: Como proceder para limpar os painéis solares fotovoltaicos e aumentar a eficiência

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de