Painéis solares de dupla face ameaçam painéis solares tradicionais

Painéis Solares Bifaciais

Aumento do rendimento e redução dos custos de produção em 23% levam a que os painéis solares de dupla face passem a ser uma alternativa viável para substituir os tradicionais painéis solares já em 2020!

A conclusão parte do estudo da WoodMac, onde prevêem um crescimento exponencial da energia solar de dupla face nos próximos 5 anos! Sendo que em 2020 estima-se que haja 5.4GW de capacidade instalada deste tipo de painéis solares, sendo que a maioria será na Ásia!

Dentro de 5 anos, a distribuição será em partes iguais entre Ásia e América do Norte, sendo a capacidade instalada acumulada, multiplicada por 10! Estes são os números do mercado dos painéis solares de dupla face que a breve prazo serão a “norma” da energia solar fotovoltaica!

Estes terão um melhor rendimento económico do sistema e melhor eficiência energética, pois estes painéis de “duas caras” serão capazes de reconhecer a energia solar de ambos os lados do painel, usando a luz refletida desde a superfície do solo na parte posterior do painel.

Painéis Solares Bifaciais
Painéis Solares Bifaciais

A energia solar de dupla face herdou todas as vantagens da tecnologia dos painéis solares tradicionais, mas com uma maior potencia e maior fiabilidade. Sendo que os fabricantes podem aumentar a eficiência mediante o uso de painéis solares de maior potência.

Saiba mais sobre – Vantagens e desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos

Ainda que os custos sejam mais elevados que os da energia solar tradicional, segundo as previsões da WoodMac, estes compensam devido à eficiência energética, que é significativamente maior, e capaz de proporcionar um custo da energia mais baixo (ou seja, maior competitividade no mercado) melhor que o tradicional.

Esperam ainda que nos próximos 5 anos os custos dos painéis solares de dupla face baixem cerca de 23%!

Para garantir o financiamento da energia solar de dupla face e a sua capacidade de garantir o financiamento, os fabricantes têm vindo a trabalhar lado a lado com laboratórios de investigação e clientes para recolher e replicar dados sobre o rendimento deste tipo de painéis solares, bem como validar assim esse mesmo rendimento energético deste tipo de painel de dupla face!

Os dados recolhidos pelo estudo da WoodMac mostram que o asfalto ajudou a produzir 11% de energia a mais, enquanto o solo natural cerca de 15% de energia a mais!

As simulações em laboratório parecem ter melhorado significativamente. Mas para que estes dados sejam validados a 100% é necessário esperar por uma mediação ao longo de um ano completo, para assim avaliar as condições ideais da reflexão do solo, tipo de cobertura, design e altura ótima, conseguindo assim maximizar o rendimento da energia solar de dupla face, bem como o seu retorno económico sobre o investimento!

2 Comentários em “Painéis solares de dupla face ameaçam painéis solares tradicionais”

  1. Osmar Antonio Vilas Boas

    É de extrema necessidade em poder aumentar a capacidade das placas solares.
    Minha dúvida é se no telhado Ela terá a mesma performance ou ela só funcionaria em instalações tipo estacionamento de condomínio?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima