Energia solar no Brasil

A aposta na energia solar no Brasil deve-se principalmente ao aumento do preço da eletricidade, e os brasileiros procuram novas formas de poupar a sua carteira.

O Brasil e a Energia Solar

As expetativas de poupança levam os Brasileiros a apostar na Energia Solar

A poupança gerada pela energia solar faz aumentar do consumo de painéis solares, em que o aumento do preço da eletricidade acabou por se repercutir em novas instalações de painéis fotovoltaicos em casas residenciais, em cerca de 2000%.

Número de habitações com instalações de energia solar no Brasil aumentou exponencialmente

Até porque o Brasil é um dos países que maior potencial de produção de energia solar, por isso mesmo muitos brasileiros têm vindo a apostar em instalações de energia solar.

Valores que foram apresentados por Paulo César Domingues, secretário de Planeamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME).

Em entrevista ao programa Brasil em Pauta (TV Brasil), ressalvou que o país conta com uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo, sendo que 48% provém de fontes renováveis, enquanto a média mundial situa-se a 14%.

O número tende a aumentar quando se pensa apenas na eletricidade, em que 85% da matriz de eletricidade brasileira provém de fontes renováveis. Enquanto no mundo, essa percentagem corresponde a apenas 20% do total. Desses 85% de energia de fontes renováveis, são provenientes de barragens hidroelétricas, as quais o Brasil é muito dependente.

Crescimento da energia solar no Brasil

Instalação de Painéis Solares Fotovoltaicos
Instalação de Painéis Solares Fotovoltaicos

Mas a procura pela energia solar no Brasil levou o país a atingir os 10GW de capacidade instalada, o que equivale a cerca de 70% da capacidade instalada em Itaipu (que corresponde à barragem hidroelétrica binacional no Rio Paraná, que se situa na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, segunda maior do mundo).

É um número expressivo, mas não tão grande quanto as instalações de painéis solares nas casas brasileiras, em que a energia solar centralizada cresceu 200% nos últimos 3 anos, mas no que corresponde a energia solar no Brasil distribuída (painéis fotovoltaicos em telhados), o aumento é de 2000%!

Outra fonte de energia renovável que tem vindo a crescer no Brasil é o uso da energia eólica, sendo que já existem mais de 700 parques eólicos instalados pelo país, o que corresponde a 11% da matriz energética.

O maior produtor de eletricidade a partir da energia eólica é o Rio Grande do Norte, e em setembro assinou um novo protocolo com a empresa EV Brasil para instalar um novo projeto voltado para o armazenamento da energia proveniente dos ventos.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui