Todos nós já sofremos com os sinais de alerta de bateria baixa ou perto do limite mínimo de funcionamento.
A tecnologia dos Smartphone tem evoluido a um ritmo incrível e, infelizmente, as baterias não estão a acompanhar a tecnologia.
Os novos ecrãs dinâmicos de alta resolução e os novos processadores requerem cada vez mais energia, mas as baterias atuais não conseguem fornecer essa quantidade de energia durante o tempo que nós gostariamos.
Longe vão os dias em que existiam os telemóveis Nokia em que passavam dias sem um único alerta de bateria com nivel baixo.
Aprenda a aumentar a duração da bateria do seu telemóvel com uma utilização inteligente segundo os truques que lhe sugerimos.
De forma a combater o rápido desgaste das baterias, apresentamos os 10 melhores truques para aumentar a duração da sua bateria, o máximo possível:
1. Desligue o telefone. Sim, vamos começar com o óbvio, mas o que você pode não saber é que se você estiver em uma área de serviço de má qualidade, a bateria do seu telefone desaparece num instante durante as tentativas de procurar um sinal melhor. Se você estiver a planear fazer uma viagem longa de metro, ou através de uma área remota, desligar seu telefone (ou ativar o ‘Modo Avião “) você pode economizar mais do que imagina.
2. Certifique-se de que você tem bom sinal de rede. Conforme explicado no número anterior, o telefone utiliza uma grande quantidade de energia durante a pesquisa para melhorar o sinal. Use um repetidor de sinal garantir um sinal perfeito, na zona onde pretende usar o seu telemóvel.
3. Não deixe que a sua bateria fique vazia completamente. As baterias de íon de lítio não gostam de atingir o nivel de 0%, ao ficarem vazias as baterias podem muitas vezes ficar danificadas a longo prazo ou seja, a vida útil da sua bateria não vai durar tanto tempo. As baterias de íon de lítio preferem ser recarregadas frequentemente. Tente manter a percentagem de energia na sua bateria entre 20-80%.
4. Desligue a função de vibrar. A chamada alerta vibratório ativa um movimento mecânico que naturalmente exige uma maior quantidade de bateria. Se estiver a usar um alerta de chamada com som, desligue aa função de vibrar e assim, economizar bateria. Além disso, deve manter o nivel de som de chamada o mais reduzido possivel de forma a ser capaz de ouvi-lo quando necessário.
5. Reduza o brilho e desliga a luz de fundo. O ecrã dos telemóveis é um dos maiores consumidores de energia da bateria. Mantenha a luminosidade o mais baixo possível. Alguns smaryphones têm modos automáticos que mudam a intensidade de brilho em relação às condições de iluminação. Configure o seu telemóvel para desligar a luz de fundo após 1 a 2 segundos, após ficar sem atividade.
6. Desligue o Bluetooth. Deixar o Bluetooth ativo equivale a uma rápida perda de bateria e só deve ser usado quando necessário. Use auriculares com cabo em vez de equipamentos com função de Bluetooth, assim, como transferir arquivos para o PC diretamente por cabo USB.
7. Evite usar animações. Isso inclui papéis de parede dinâmicos (wallpapers) e animações entre abrir e fechar aplicativos. As animações são um grande desperdício de bateria para uma pequena quantidade de prazer estético.
8. Use um fundo preto. Os novos ecrãs AMOLED utilizam muito menos energia para exibir preto em relação ao branco. Tente optar por papéis de parede com muito preto/escuro.
9. Use GSM em vez de sinal 3G. Usar apenas sinal GSM significa que vai gastar muito menos bateria. Normalmente as caraterísticas dos telemóveis têm tempos de baterias diferentes para os modos GSM ou 3G, verifique antes de adquirir o seu novo smartphone.
10. Compre um carregador de bateria portátil. Existem muitos carregadores USB portáteis no mercado, como por exemplo os carregadores Portable Power Duracell Compact e a Bateria portátil Samsung que pode oferecer quatro cargas completas. Uma outra opção é comprar um carregador de bateria solar portátil.