Conheça os novos painéis solares fotovoltaicos para 2020

Painéis Solares Fotovoltaicos - Nova Geração

O ano de 2020 pode ser considerado como o ano dos novos painéis solares fotovoltaicos.

De ano para ano há desenvolvimentos na tecnologia dos painéis solares, desenvolvimentos que aumentam a eficiência da conversão da energia solar em eletricidade.

No decorrer de 2020 temos vindo a assistir ao desenvolvimento desses novos painéis solares.

O que nos trouxe o mercado das energias renováveis?

Tipos de Painéis Solares Fotovoltaicos
Tipos de Painéis Solares Fotovoltaicos

São centenas de designs de painéis solares disponíveis no mercado para o consumidor adquirir. As marcas premium continuam a investir no mercado residencial de energia solar, e os proprietários das casas perguntam-se sobre o que esperar destas novas tecnologias!

O que se espera de novos painéis solares são novas práticas como painéis solares transparentes, painéis dupla face, melhores eficiências de conversão e painéis solares já com inversores incorporados.

A nova estética dos painéis solares

Todos sabemos que um painel solar num telhado, não tem grande estética. Se bem que o seu grande objetivo é produzir eletricidade e não servir como um elemento estético, mas ainda assim, os proprietários procuram por algo que satisfaça as duas necessidades: estética e eficiência de conversão.

Os fabricantes de painéis solares resolveram ir de encontro aos desejos dos clientes tendo desenvolvido novos painéis solares com base na estética (mantendo e melhorando as eficiências de conversão).

Painéis solares sem moldura

Painéis Solares Fotovoltaicos sem moldura (Frameless)
Painéis Solares Fotovoltaicos sem moldura (Frameless)

Este era um ponto alvo de muitas críticas por parte dos proprietários das casas, a parte menos atrativa num painel solar. Uma moldura que dá um ar inestético aos painéis solares, e que empresas como a SolarWorld, Canadian Solar e Trina, reformularam.

Retiraram a moldura, que não tem grande aspeto estético, é usada apenas para suporte do painel solar na estrutura, e passaram a desenvolver um novo tipo de estrutura para acomodar estes novos painéis solares sem moldura!

Painéis solares transparentes

Painéis Solares Fotovoltaicos transparentes
Painéis Solares Fotovoltaicos transparentes

Com a retirada da moldura dos painéis solares, os fabricantes passaram a ter outras formas de trabalhar o vidro existente no mesmo.

Assim nasceram os painéis solares transparecestes, que recorrem à mesma tecnologia de células de silicone e materiais de um painel tradicional, mas em vez de serem montados sobre um material opaco, são antes colocadas entre dois painéis de vidro translucido, o que lhes dá o aspeto de serem transparentes (são também considerados painéis dupla face).

São uma excelente inovação, especialmente à atração visual que proporcionam. Acredita-se que sejam mais duradouros do que o típico painel solar à base de silicone. Têm também mais resistência ao fogo e erosão.

Telhas solares Tesla

Tipos de Telhas Solares Fotovoltaicas da Tesla
Tipos de Telhas Solares Fotovoltaicas da Tesla

Há muito que a Tesla tem nos seus planos instalar as suas telhas solares nos telhados das casas. E este parece ser o ano da afirmação desta tecnologia, prometendo um design único, irão fazer a diferença nos telhados das casas.

Assim os proprietários poderão reformular o telhado das suas casas, convertendo energia solar em energia elétrica sem perder a estética da casa. Comparativamente com as telhas tradicionais, as telhas solares da Tesla são mais resistentes, e permitem gerar eletricidade. Existem em vários tipos, vidro toscano, ardósia, telhas com textura e vidro liso.

Painéis solares cor personalizada

Ciente do efeito nada estético dos atuais painéis solares, uma empresa sediada em Boston resolveu desenvolver um novo conceito para estes tradicionais painéis solares, dando-lhe um look personalizado.

Assim, começaram por criar um painel solar cor da pele, o que dá um novo aspeto aos telhados das casas, e que permite que a casa passe mais despercebida, pois o painel solar passa a ter a cor personalizada, muitas vezes da casa. E claro, esta personalização não interfere com a eficiência do painel!

Leitura recomendada: Quais são os painéis solares fotovoltaicos mais eficientes no mercado?

Melhorias aplicadas aos novos painéis solares fotovoltaicos

Com tanto desenvolvimento no mercado dos painéis solares, é complicado estar a par de tudo o que é desenvolvido…

Tanto que nos últimos dois anos a média da eficiência solar subiu dos 14/15% para 16/17%, o que é uma margem significativa. Existem também painéis de 60 células com resultados comparáveis a painéis com 72 células! A eficiência é sem dúvida um dos grandes marcos no desenvolvimento desta tecnologia, e como tal, cada vez mais habitações estão a instalar painéis solares!

E há mais casos… como a Panasonic que já conseguiu lançar um painel fotovoltaico com uma eficiência de 19%, muito devido ao seu painel dinâmico que combina a eficiência com o controlo da temperatura, conseguindo assim excelentes desempenhos mesmo em condições extremas!

E o melhor, é que a Panasonic vai ser o principal produtor das células solares das telhas solares de Elon Musk! Uma novidade que veio agitar a indústria.

Outros desenvolvimentos nos painéis solares é o aparecimento dos painéis dupla face, vidro com vidro e a integração de um inversor no painel solar e melhores taxas de conversão nos painéis fotovoltaicos!

Painéis solares fotovoltaicos de dupla face

Painéis Solares Fotovoltaicos de Dupla Face
Painéis Solares Fotovoltaicos de Dupla Face

Certamente que no decorrer do ano estes vão ser os painéis solares mais procurados pelos proprietários das casas.

É que o facto de serem dupla face, oferecem mais valor à casa, pois permitem aproveitar a luz solar em ambos os lados do painel. E a premissa por detrás é que os painéis dupla face conseguem capturar a luz solar que é refletida pelo telhado ou superfície abaixo do painel.

Inversor incorporado no painel solar

A eficiência é essencial quando falamos na conversão da energia solar em eletricidade. Sendo que todos os anos essa eficiência vai aumentando, devido ao desenvolvimento das tecnologias solares. No sentido de melhorar ainda mais a eficiência do painel solar, há quem já tenham desenvolvido painéis solares com inversores incorporados!

E porquê a incorporação de um inversor nos painéis solares? Porque vai permitir poupar tempo aquando de uma instalação de um sistema de painéis solares fotovoltaicos. Assim estes inversores vêm logo integrados na parte debaixo do painel solar.

Leitura recomendada: O que deve saber para instalar baterias nos painéis solares fotovoltaicos

Pode não parecer um grande desenvolvimento na tecnologia dos painéis solares, mas a verdade é que vai reduzir, e muito, os tempos de instalação e respetivos custos! A LG está a ser uma das pioneiras neste tipo de painéis com inversor incorporado!

3 Comentários em “Conheça os novos painéis solares fotovoltaicos para 2020”

  1. jairo almeida olsefer

    sou técnico instalador de fotovoltaico , acho o desenvolvimento de novas células e novas tecnologias nesse campo de energia solar, simplesmente fantastico! parabens!

  2. Parabéns!
    Esse é o futuro!!
    Uma pena que é muito caro, e o governo não incentiva porque não gera imposto.
    ou seja, o governo quer mesmo que continuamos a pagar conta super alta da distribuidora pra continuarmos a ser escravos do governo brasileiro.
    Triste realidade!!!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima