Um novo gerador termoelétrico (TEG – Thermo-Eletric Generator) permite produzir eletricidade continuamente com o calor do sol e um elemento radioativo que liberta calor para o ar.
O TEG pode produzir eletricidade durante o dia e noite
Este novo gerador termoelétrico, sendo autoalimentado, pode funcionar de dia, de noite ou mesmo em condições com nebulosidade, tornando-se assim numa fonte confiável de energia para pequenos dispositivos eletrónicos, como os sensores externos.
Será assim uma solução de energia contÃnua e sustentável para pequenos dispositivos, acabando com algumas das limitações das fontes de energia tradicionais, como as baterias.
Os geradores termoelétricos, são dispositivos sólidos que recorrem à s diferenças de temperatura para gerar eletricidade sem peças móveis. Liu e a sua equipa de investigadores demonstraram que o novo TEG pode gerar calor e frio ao mesmo tempo, necessários para criar a diferença de temperatura capaz de gerar eletricidade, até em condições de nebulosidade. Essa fonte de energia passiva é constituÃda por componentes produzidos facilmente.
Melhorar o rendimento dos geradores termoelétricos
A produção de corrente elétrica provem da alteração de temperatura, em que os eletrões passam da parte quente para a fria. Este é o princÃpio dos geradores termoelétricos, só que existem alguns que têm diferenças de temperatura instáveis e acabam por não gerar eletricidade suficiente para serem úteis.
Para fazer face a essa limitação e assim melhorar o rendimento dos TEG, os investigadores desenvolveram um novo gerador termoelétrico.
Utilizaram um componente chamado Absorvedor Solar de Banda Ultra Larga (UBSA – Ultra-Broadband Solar Absorber) que captura a luz e aquece um lado do gerador, enquanto ao mesmo tempo, outro componente chamado Emissor de Refrigeração Radioativa Planar (RCE – Planar Radiative Cooling Emitter), arrefece o outro lado, libertando assim o calor.
Tanto o UBSA, como o RCE, podem ser aplicados sob um substrato flexÃvel, que pode ser útil para dispositivos portáteis.
Durante a noite, ou em dias com nebulosidade, a diferença de temperatura reduz-se significativamente devido à ausência da luz solar direta. Mas continua a existir uma diferença de temperatura capaz de produzir eletricidade, se bem que com menor eficiência do que em condições ótimas.
Produzir eletricidade durante a noite com um gerador termoelétrico
Os investigadores resolveram fazer testes ao ar livre e com diferentes condições climatéricas. Mantiveram a monitorização da tensão de saÃda do dispositivo e provaram que se pode gerar eletricidade continuamente durante o dia, noite e condições de nebulosidade.
Claro que durante o dia o dispositivo atingiu o pico de tensão de 166.2 mV, o suficiente para alimentar um sensor ou dispositivo pequeno. Durante a noite com céu limpo e também em condições de nebulosidade, gerou 14.7 mV e 95 mV, respetivamente.
Os investigadores estão a trabalhar para otimizar ainda mais a eficiência, durabilidade e escalabilidade do dispositivo termoelétrico, com o objetivo de o testar a longo prazo em várias condições.
Outro objetivo passa por explorar o seu potencial de produção em massa a custos razoáveis e assim o poderem aplicar em zonas remotas ou subdesenvolvidas onde não existem fontes de energia tradicionais.
Quem ler só a parte final do artigo vai pensar que se está a falar de um sistema inovador que vai produzir energia que permite alimentar as cidades, as indústrias, etc. quando, afinal, nem 200 mV produz. Por outro lado, quem ler apenas o subtÃtulo “(…) elemento radioativo que liberta calor para o ar” é claro que vai pensar que o sistema trabalha com energia nuclear.