Nova geração de células solares

Nova geração de células solares fotovoltaicas substitui prata por cobre

A SunDrive está a terminar o desenvolvimento de uma nova geração de células solares em que substitui a prata por cobre. Esta troca de metais leva a que o preço da nova geração de células solares seja mais barato e fácil de produzir, visto que o cobre é um metal fácil de obter!

Estamos assim cada vez mais próximos de ter no mercado uma nova fornada de células solares de alta eficiência de última geração. A Universidade de Nova Gales do Sul, Austrália, está nos “finalmente” do desenvolvimento dessas novas células solares, isto depois de ter sido financiada em 3 milhões de dólares australiano pela Agência Australiana De Energias Renováveis (ARENA).

O financiamento tem como objetivo a produção de um novo painel fotovoltaico por parte da SunDrive Solar e pode ir até aos 9 milhões de dólares, o objetivo é que este novo painel fotovoltaico contenha a nova geração de células solares e venha a ser comercializado para telhados residenciais.

A empresa, que irá mudar a sua operação de Wollongong para Kirrawee, a sul de Sidney, também está a desenvolver uma linha de produção automatizada a pequena escala para depois produzir a tecnologia na Austrália!

SunDrive produz nova geração de células solares
CEO da SunDrive, Vince Allen com o seu amigo David Hu

Tecnologia SunDrive na nova geração de células solares

A SunDrive vai usar a sua tecnologia para substituir o crescente uso de prata nas células solares, que é o ponto chave na adoção de tecnologias de última geração, por cobre que é bem mais barato e mais fácil de obter que a prata!

A tecnologia foi desenvolvida pelo CEO da SunDrive, Vince Allen durante o seu doutoramento na USNW, depois fundou a empresa em 2015 com o seu amigo David Hu.

A equipa da SunDrive Solar tem ainda como objetivo melhorar ainda mais a eficiência do processo de produção, tornando-o mais simples e com uma célula solar mais fina, o que implica usar menos silício na sua produção. Allen diz que “com este projeto temos a oportunidade de tornar a Austrália líder mundial na criação e desenvolvimento de células solares de próxima geração”.

O objetivo passa por aplicar as aprendizagens do decorrer deste projeto para dar vida a uma tecnologia solar superior, criando novas industrias locais que possam competir com os restantes países do mundo. Atualmente apenas 3% da eletricidade mundial é produzida a partir da energia solar, logo, há muito espaço para desenvolver esta tecnologia renovável!

Inicialmente a SunDrive ia centrar os seus esforços investimento e desenvolvimento no setor solar de revestimento de telhados, onde as células de maior eficiência podem gerar mais eletricidade a partir de uma zona mais pequena. Com o tempo, a SunDrive espera que esta tecnologia seja mais rentável que as atuais células solares e que a energia solar venha a ser utilizada ainda mais!

Darren Miller, diretor da ARENA diz que “à medida que se avança com a transição do sistema de energia, a industria solar tem que evoluir continuamente e adotar as novas estruturas de células que aumentem a eficiência e ao mesmo tempo reduzam os custos e utilizem materiais mais abundantes”.

Para eles, ter uma empresa solar australiana na vanguarda da produção da nova geração de células solares de alta eficiência é um orgulho. Pois assim o nome das empresas australianas saltam para a vanguarda da inovação, investigação e desenvolvimento de células solares durante os próximos anos!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui