Novo carro elétrico da nanoFlowcell abastecido com composto de água promete revolucionar a indústria automóvel
A nanoFlowcell lançou um novo protótipo, o Quantino twentyfive, um carro elétrico movido a água que oferece uma autonomia de 2 mil quilómetros.
Quantino Twentyfive, o carro elétrico futurista
O futuro está mais próximo do que parece e a prova disso é o Quantino Twentyfive.
A empresa britânica nanoFlowcell tem já experiências em diferentes abordagens nos carros elétricos.
Em vez de utilizar o sistema habitual de baterias, a marca aposta num sistema a água, com eletrólitos, que permite fazer longas viagens sem abastecimento.
O primeiro modelo deste género foi o Quantino 48 Volt, com 1000 quilómetros de autonomia, estando agora a ser testado o Quantino Twentyfive, um modelo melhorado deste conceito.
Em vez de baterias, este carro elétrico utiliza seis células de combustível alimentadas por um depósito de 125 litros de um combustível líquido intitulado de bi-ION…
…um composto feito de água do mar e resíduos de água reciclada.
Este combustível permite alimentar os 4 motores elétricos de 60 kW do Quantino twentyfive, perfazendo um total de 320 cavalos e uma autonomia de cerca de 2 mil quilómetros.
Em termos de desempenho, este modelo também não desilude. Mesmo com um grande depósito, garante uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.5 segundos.
NanoFlowcell quer construir uma rede de abastecimento do bi-ION
Com outros modelos já a ser planeados para o futuro, a nanoFlowcell precisa agora de desenvolver o seu combustível bi-ION.
Além de preparar a chegada dos seus modelos ao mercado americano, pretende reduzir o tempo de produção e o custo desta fonte de energia de forma a que custe apenas 0.10€/litro e permita uma mobilidade muito mais sustentável e económica.
Além da melhoria do produto, estão também agora à procura de parceiros que pretendam integrar esta tecnologia também nos seus equipamentos.
Com a evolução desta tecnologia, Nunzio La Vecchia, CEO da nanoFlowcell, revelou que espera que esta inovação se torne a chave para alcançarmos uma transição energética mais eficiente e bem-sucedida.
A produção dos primeiros protótipos deverá ter início ainda este ano, marcando uma grande evolução em termos económicos.
Galeria de imagens do Quantino TwentyFive
Vídeo – Novo carro elétrico Quantino TwentyFive
Vídeo – Princípio de funcionamento da tecnologia NanoFlowCell
Leitura Recomendada: Quantino o carro movido a água salgada que fez 150 mil quilómetros sem poluição
Não sei onde foram buscar que o bi-ION é “…UM COMPOSTO FEITO DE ÁGUA DO MAR E RESÍDUOS DE ÁGUA RECICLADA.”. Lembro de ler há uns anos que é um eletrólito com sais orgânicos e não orgânicos capazes de armazenar iões positivos e negativos. Nunca li no site deles “salt water”.
E onde é que a nanoFlowcell Management AG é Britânica? A sede é em Kilchberg na Suíça…