Motor a hidrogénio: Renault e Geely aceleram o passo

Parceria entre Renault e Geely

A nova joint venture entre a europeia Renault e a chinesa Geely vai iniciar trabalhos com ambição em várias tipologias de soluções, incluindo o motor de combustão a hidrogénio.

Veículos com motor a hidrogénio – Uma forte aposta da Geely e da Renault

Dentro do grupo Renault, os desenvolvimentos em torno do motor de combustão a hidrogénio estão a acelerar. Enquanto a Alpine apresentou recentemente o Alpine Alpenglow Hy4 , o seu carro de resistência a hidrogénio, a Renault formalizou a criação da “Horse Powertrain Limited”, a sua joint venture com a chinesa Geely.

Após um primeiro acordo assinado em julho de 2023, a nova estrutura tomou forma oficialmente na passada sexta-feira, dia 31 de maio.

Aposta e complementaridade de soluções

Atuando como OEM, a Horse Powertrain Limited irá projetar, desenvolver, produzir e vender todas as soluções e sistemas para motores, transmissões, sistemas híbridos e baterias.

Nos motores de combustão, a joint venture prevê implementar uma vasta gama de soluções alternativas: hidrogénio, mas também metanol, etanol, GNV e GPL…

A HORSE Powertrain fornecerá vários clientes industriais, incluindo o Grupo Renault, Geely Auto, Volvo Cars, Proton, Nissan e Mitsubishi Motors Company.

A empresa está pronta para se envolver com clientes e parceiros em todo o mundo de forma a suportar e apoiar com soluções completas em tecnologias de powertrain e receberá parceiros para fortalecer ainda mais a sua cadeia de valor.

Desde o primeiro dia de sua criação, a HORSE Powertrain Limited é líder mundial em soluções de motores híbridos e de combustão com:

  • 17 fábricas a nível
  • 9 clientes em 130 países
  • 5 centros de investigação e desenvolvimento
  • Aproximadamente 19 mil colaboradores
  • Previsão para 15 mil milhões de euros em receitas anuais
  • Todos os tipos de soluções híbridas – híbridos completos e híbridos plug-in de longo alcance, bem como motores de combustão interna que utilizam combustíveis alternativos, como etanol, metanol, GPL, GNV, H2, etc.

“Para ter sucesso na descarbonização num mercado onde mais de metade dos veículos produzidos ainda devem estar equipados com motores térmicos até 2040, o Grupo Renault e a Geely acreditam que é necessário combinar diversas tecnologias, como motores de combustão interna altamente eficientes, combustíveis de baixo carbono e hidrogénio”, informam os dois parceiros num comunicado de imprensa conjunto.

Ex-Diretor Executivo Comercial e membro da equipe de gestão da Vitesco Technologies AG, Matias Giannini é nomeado Diretor Geral da nova estrutura.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima