Motor elétrico sofre o maior avanço tecnológico dos últimos 100 anos

Motor HET - Carros Elétricos

Startup texana afirma ter feito os maiores avanços nos motores elétricos em mais de um século

Os motores elétricos não mudaram assim tanto desde que foram desenvolvidos há coisa de um século… pois ainda giram eletromecanicamente dentro dos estatores. No entanto, uma startup no Texas afirma ter feito os maiores avanços nos motores elétricos.

Dizem que este motor, Linear Labs Hunstable Electric Turbine (HET), irá ter um desempenho muito melhor do que os motores convencionais e que os carros elétricos equipados com este motor podem deixar de ter caixa de velocidades, bem como ganhar mais 10% de autonomia consoante o tamanho da bateria, enquanto da mais potência e torque consoante o tamanho do motor.

A Linear Labs reivindica que este seu motor aumenta a produção de torque nos motores elétricos duas a cinco vezes mais que os motores convencionais com tamanho semelhante e duas vezes mais produção de energia.

Os motores elétricos já são conhecidos pela sua produção de torque, assim estes números apresentados pela Linear Labs são impressionantes!

Detalhes sobre o motor HET

Números que são conseguidos com o desenho do motor. Não é necessário nenhum avanço tecnológico surreal para construir motores como este, mas a forma como ele é montado é que é inteligente.

É composto por 4 rotores, mais do que nos motores elétricos convencionais, e o estator fica num “túnel de torque magnético”, com todos os lados com a mesma polaridade, que ajuda a manter os campos magnéticos todos na direção do movimento de rotação, diz a Linear Labs.

O motor também pode, deliberadamente, desalinhar os seus campos magnéticos para desenvolver um enfraquecimento do campo, o que parece indesejável, mas na verdade ajuda a alcançar uma maior velocidade no motor, onde o torque é igualado às RPM (Rotações Por Minuto) – uma espécie de ultrapassagem recorrendo à transmissão convencional.

Veja o vídeo para entender melhor:

No início do vídeo há citações de investigadores independentes relativamente ao motor HEAT, que levantam algumas dúvidas… pois não há mais referências aos estudos realizados por esses investigadores independentes!

Nem na Linear Labs, nem em outro local. Aguardamos por esclarecimentos da Linear Labs quanto a estes estudos independentes!

Motor HET - Linear Labs
Motor HET – Linear Labs

Revolução à vista nos motores elétricos

É que se realmente os estudos se confirmarem, e forem assim de encontro aos testes realizados e números indicados pela Linear Labs, então este tipo de motores irão revolucionar o mercado dos carros elétricos.

Pois irão permitir eliminar equipamento pesado que passa a ser desnecessário, permitindo assim ter carros mais leves, baterias mais pequenas para a mesma autonomia, e assim preços mais baixos, carregamentos mais rápidos e melhor uso de materiais.

É tudo muito interessante, mas claro que primeiro, terá que ser provado que funciona no mundo real! E para isso, está previsto que em 2020 usem o seu motor num protótipo de scooter e em 2021, se os resultados correrem bem, no seu primeiro protótipo automóvel.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima