Turbina Eólica MHI Vestas V164

A barreira psicológica de dois dígitos de potência no setor eólico offshore foi ultrapassada com o lançamento da turbina eólica MHI Vestas V164-10.0 MW

O fabricante MHI Vestas Offshore Wind anunciou durante a conferência Global Wind Summit que decorreu em Hamburgo, a nova plataforma offshore com a apresentação da turbina eólica modelo V164 que possui uma potência de 10 MW.

A MHI Vestas informou que o aerogerador V164-10.0 MW já está disponível para comercialização.

“O que até este momento parecia impossível tornou-se agora num ponto de referência”, anunciou o CEO de MHI Vestas, Philippe Kavafyan.

“Após o lançamento da versão V164-10.0 MW, MHI Vestas orgulha-se de contribuir com este importante feito para a indústria eólica offshore. Temos assim a oportunidade de prestar homenagem a todos os pioneiros da indústria eólica que foram eles que nos permitiram atingir esta meta de dois dígitos de potência”.

Talvez o mais importante deste relevante anúncio é que esta versão que quebrou barreiras é baseada na tecnologia já testada e através das lições aprendidas nas instalações anteriores da plataforma MHI Vestas V164, este factor tem um grande significado já que transmite confiança aos potenciais clientes da Vestas V164-10.0 MW.

Turbina Eólica MHI Vestas V164-10MW
Turbina Eólica MHI Vestas V164-10MW

A plataforma V164-8MW já possui mais de 100 instalações no Reino Unido e na Alemanha, MHI Vestas aproveitou todas as informações retiradas desse modelo já instalado permitindo assim implementar inovações tecnológicas que fizeram com que fosse possível superar os limites da plataforma agora para a potência de 10 MW.

O diretor de tecnologia de MHI Vestas, Torben Hvid Larsen, informou: “Em MHI Vestas, não nos centramos no que os outros fazem, mas sim em sermos os melhores no que atualmente fazemos.

A turbina eólica offshore V164-10.0 MW é a prova de que não aceitamos as limitações do pensamento convencional e pensamos muito mais além de nós mesmos. Aceitámos o desafio de transformar, inovar e ultrapassar limites no setor energético”.

O aerogerador de V164-10 MW é um compromisso de MHI Vestas em oferecer o melhor possível aos seus clientes. Como a confiança é de todo um fator relevante, as atualizações necessárias para ser alcançado o novo nível são relativamente pequenas.

O novo modelo V164-10.0 MW incorpora uma caixa multiplicadora mais potente, algumas modificações mecânicas e uma alteração de desenho para otimizar o fluxo de ar e incrementar a refrigeração e ventilação do conversor de potência.

Turbina Eólica MHI Vestas V164-9.5 MW - Nacelle
Turbina Eólica MHI Vestas V164-9.5 MW – Nacelle

Estas atualizações permitem e garantem que MHI Vestas V164-10MW possa produzir a potência máxima em locais com ventos de 10 metros por segundo, durante 25 anos.

Caracerísticas do modelo MHI Vestas V164-10.0 MW

  • 10.0 MW de potência nominal, com uma relação ótima do rácio rotor-gerador;
  • Diâmetro do Rotor 164 metros;
  • Pás com comprimento de 80 metros;
  • Cada pá tem um peso de 35 toneladas;
  • O rotor varre uma área de 21,124 m2;
  • A nacelle tem um comprimento de 20 metros, 8 metros de largura e 8 metros de altura com um peso total de 390 toneladas;
  • O HUB encontra-se a uma altura de 105 metros;
  • Altura total incluindo rotor de 187 metros;
  • Uma turbina eólica V164-10MW pode alimentar 5.977 casas;
  • As modificações de desenho tendo em conta a versão V164-9.5 MW são uma gearbox mais potente, algumas modificações mecânicas, uma pequena alteração para otimizar o fluxo de ar e um aumento da capacidade de refrigeração e ventilação do conversor de potência;
  • Os custos de operação e manutenção são inferiores, uma vez que permite as clientes terem menos aerogeradores nos seus projetos;
  • O V164-10MW já se encontra em comercialização;
  • As primeiras unidades serão entregues no início de 2021

MHI Vestas escolheu os transformadores WindSTAR de ABB

O modelo da Vestas V164-10.0 MW já se encontra em comercialização mas as primeiras unidades só serão entregues a partir do ano de 2021.

Até que isso aconteça a MHI Vestas continua com a comercialização do modelo de 8.4 MW para projetos offshore e escolheu a ABB como fornecedor dos pioneiros transformadores WindSTAR ABB de 66 kV, que foram desenhados especificamente para as condições extremas dos parques eólicos em regime offshore.

Os transformadores WindSTAR são mais compactos e são desenhados para permitir a instalação em torres de projetos offshore e tornam a instalação mais facilitada de parque eólicos offshore em águas com maior profundidade.

A tensão de funcionamento dos transformadores WindSTAR é de 66 kV, que é a mais alta em toda a indústria do setor eólico, e que permite uma maior eficiência e uma redução considerável das perdas no transporte da energia elétrica.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de