Microinversores Solar Fotovoltaico

Até 2023 o mercado mundial de inversores fotovoltaicos irá diminuir a uma taxa de crescimento anual de 13%, atingindo um total de 3040 milhões de euros em 2023! Esta queda deve-se à queda dos preços dos inversores e do desinvestimento em novos parques solares, segundo estudo da GlobalData.

No último comunicado da GlobalData, percebeu-se que o mercado competitivo, economias emergentes e o recuo dos governos em dar subsídios estão a obrigar os fabricantes a restruturar os seus preços para poderem manter o seu negócio neste mercado que está muito fragmentado.

Cerca de 71% dos inversores instalados mundialmente estão localizados na Ásia-Pacífico, depois a América com 17,5% e a Europa-Médio-Oriente-África com 12,5%. Ainda assim, com esta contração no mercado, espera-se que o mercado venha a ser dominado pela Ásia-Pacífico, até 2023, muito devido às tendências crescentes na China, Índia e Japão!

Um analista da GlobalData, Nirushan Rajasekaram diz que a nível mundial a China tem o maior mercado para inversores fotovoltaicos. Isso deveu-se à busca agressiva por energia solar, que fez com que tivessem de aumentar a sua capacidade de produção para níveis históricos entre 2014 e 2018, sendo que apenas em 2018 instalaram 45GW!

Mercado de Microinversores - Painéis Solares Fotovoltaicos
Mercado de Microinversores Solar Fotovoltaico por região 2018/2023

Espera-se ainda assim que o mercado desacelere significativamente devido ao corte dos subsídios governamentais a projetos de grane escala, bem como na redução das tarifas de fornecimento de energia!

Estima-se que o mercado chinês caia a um ritmo de 10% até 2023. De modo semelhante, a redução nas tarifas de fornecimento de energia e o baixo alcance para a expansão de grandes projetos fará com que o mercado japonês não vá além dos 5,4GW em 2023!

Quanto à América e Europa-Médio-Oriente-África, estima-se que a sua expansão atinja 21,3% e 19,6%, respetivamente, do total mundial. O mercado americano é muito influenciado pelos seus próprios movimentos no mercado, é o segundo maior mercado de inversores fotovoltaicos no mundo, dependendo de grandes iniciativas federais e do estado. Exemplo dessas iniciativas é a Iniciativa Sunshot, créditos fiscais e objetivos de energia renovável emitidos pelo estado.

Estima-se que o mercado nos EUA cresça a um ritmo próximo de 3% até 2023, atingindo os 12,8GW de potência.

Como dar a volta ao mercado dos inversores fotovoltaicos?

O surgimento de políticas e regulamentações de apoio para aumentar o investimento na energia solar em outros países permitirá dar um impulso ao mercado de inversores fotovoltaicos, especialmente nos demais países do continente americano. Espera-se ainda um aumento da energia solar fotovoltaica na região Europa-Médio-Oriente-África, especialmente no Médio-Oriente, aumento que se deverá a objetivos e políticas governamentais que fomentem o aproveitamento da energia solar!

Pois a desaceleração nos principais mercados terá um impacto moderado a nível global. Com as energias renováveis a serem incorporadas em planos de investimento governamentais, então a energia solar fotovoltaica passa a ser o pilar desse impulso que fará disparar as energias renováveis.

As oportunidades nos mercados emergentes surgirão devido a uma diminuição dos preços da tecnologia e forte apoio da energia solar fotovoltaica, o que compensará em certa medida a queda do número de novas instalações nos principais mercados!

A competência e a evolução das condições do mercado exercerão pressão sobre o preço praticado pelos fabricantes, o que levará a uma redução do preço dos inversores. Assim uma melhoria nas eficiências de fabricação dos inversores e a economia global farão com que haja uma diminuição mais acentuadas no custo dos inversores para projetos de grande escala, quando comparado com outros segmentos de consumidores!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here