Mercado de inversores solar fotovoltaico cairá 13% até 2023

Microinversores Solar Fotovoltaico

Até 2023 o mercado mundial de inversores fotovoltaicos irá diminuir a uma taxa de crescimento anual de 13%, atingindo um total de 3040 milhões de euros em 2023! Esta queda deve-se à queda dos preços dos inversores e do desinvestimento em novos parques solares, segundo estudo da GlobalData.

No último comunicado da GlobalData, percebeu-se que o mercado competitivo, economias emergentes e o recuo dos governos em dar subsídios estão a obrigar os fabricantes a restruturar os seus preços para poderem manter o seu negócio neste mercado que está muito fragmentado.

Cerca de 71% dos inversores instalados mundialmente estão localizados na Ásia-Pacífico, depois a América com 17,5% e a Europa-Médio-Oriente-África com 12,5%. Ainda assim, com esta contração no mercado, espera-se que o mercado venha a ser dominado pela Ásia-Pacífico, até 2023, muito devido às tendências crescentes na China, Índia e Japão!

Um analista da GlobalData, Nirushan Rajasekaram diz que a nível mundial a China tem o maior mercado para inversores fotovoltaicos. Isso deveu-se à busca agressiva por energia solar, que fez com que tivessem de aumentar a sua capacidade de produção para níveis históricos entre 2014 e 2018, sendo que apenas em 2018 instalaram 45GW!

Mercado de Microinversores - Painéis Solares Fotovoltaicos
Mercado de Microinversores Solar Fotovoltaico por região 2018/2023

Espera-se ainda assim que o mercado desacelere significativamente devido ao corte dos subsídios governamentais a projetos de grane escala, bem como na redução das tarifas de fornecimento de energia!

Estima-se que o mercado chinês caia a um ritmo de 10% até 2023. De modo semelhante, a redução nas tarifas de fornecimento de energia e o baixo alcance para a expansão de grandes projetos fará com que o mercado japonês não vá além dos 5,4GW em 2023!

Quanto à América e Europa-Médio-Oriente-África, estima-se que a sua expansão atinja 21,3% e 19,6%, respetivamente, do total mundial. O mercado americano é muito influenciado pelos seus próprios movimentos no mercado, é o segundo maior mercado de inversores fotovoltaicos no mundo, dependendo de grandes iniciativas federais e do estado. Exemplo dessas iniciativas é a Iniciativa Sunshot, créditos fiscais e objetivos de energia renovável emitidos pelo estado.

Estima-se que o mercado nos EUA cresça a um ritmo próximo de 3% até 2023, atingindo os 12,8GW de potência.

Como dar a volta ao mercado dos inversores fotovoltaicos?

O surgimento de políticas e regulamentações de apoio para aumentar o investimento na energia solar em outros países permitirá dar um impulso ao mercado de inversores fotovoltaicos, especialmente nos demais países do continente americano. Espera-se ainda um aumento da energia solar fotovoltaica na região Europa-Médio-Oriente-África, especialmente no Médio-Oriente, aumento que se deverá a objetivos e políticas governamentais que fomentem o aproveitamento da energia solar!

Pois a desaceleração nos principais mercados terá um impacto moderado a nível global. Com as energias renováveis a serem incorporadas em planos de investimento governamentais, então a energia solar fotovoltaica passa a ser o pilar desse impulso que fará disparar as energias renováveis.

As oportunidades nos mercados emergentes surgirão devido a uma diminuição dos preços da tecnologia e forte apoio da energia solar fotovoltaica, o que compensará em certa medida a queda do número de novas instalações nos principais mercados!

A competência e a evolução das condições do mercado exercerão pressão sobre o preço praticado pelos fabricantes, o que levará a uma redução do preço dos inversores. Assim uma melhoria nas eficiências de fabricação dos inversores e a economia global farão com que haja uma diminuição mais acentuadas no custo dos inversores para projetos de grande escala, quando comparado com outros segmentos de consumidores!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima