Células Solares Fotovoltaicas Eficientes

Conseguir aproveitar o máximo do sol, é o objetivo das empresas de energias renováveis. Para isso a tecnologia tem que se atualizar e renovar, de modo a tirar o máximo proveito da energia solar e transformá-la em energia.

No final do ano de 2017 soube-se que o DOE, Departamento de Energia dos EUA, deu luz verde para se começar a comercializar células solares mais eficientes a nível mundial, algo como que 40% mais eficiência na conversão de energia solar para energia.

Estas células solares fotovoltaicas são comummente usadas nos satélites espaciais e aeronaves solares, sendo conhecidas por IMM (Invertede Metamorphic Multijunction Solar Cell).

Serão comercializadas pela MicroLink Devices, e poderá oferecer uma potência superior a 3000W/Kg! Que por sua vez usará a patente registada pelo NREL, que é o Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos EUA.

Benefícios das células solares fotovoltaicas super eficientes

Além de garantirem um máximo aproveitamento da energia solar, irão garantir uma redução de custos quando comparado com outras tecnologias presentes no mercado. A afirmação é do Departamento de Energia dos EUA, aquando do anúncio do acordo alcançado com a empresa MicroLink Devices.

Como nunca foi usada tal tecnologia no mercado tradicional, é esperado que todos os cálculos e estimativas que existem possam ser melhorados. Isto relativamente ao aproveitamento da energia solar, bem como eficiências.

Com esta nova tecnologia no mercado, espera-se que se abram novas portas para a sua aplicação, nomeadamente outros fins a dar às IMM, conforme indica o Departamento de Energia dos EUA.

Outro aspeto que irá revolucionar o mercado é o facto de as células IMM serem leves, levando assim a uma redução do peso dos painéis.

Esta é uma tecnologia com muito caminho para desenvolver e prosperar!

Quem pode beneficiar com as células solares fotovoltaicas super eficientes?

Com a chegada da tecnologia IMM ao mercado tradicional, os fabricantes de painéis solares irão como que reinventar a roda, ou seja, terão de estudar a melhor forma de a colocar nos painéis solares residenciais para assim garantir uma maior eficiência energética.

Elas são versáteis e como tal irão ser úteis em diversos projetos. Projetos que necessitarão de novos meios e formas para usar as IMM, e assim tirar o máximo proveito da energia solar. Não esquecer que o intuito original deste tipo de células foi a exploração aeroespacial (satélites, foguetões).

Devido a permitirem a redução de peso dos painéis solares, estas células podem e devem ser aplicadas aos veículos aéreos não tripulados, que são impulsionados pela energia solar. Ou mesmo a outras aplicações portáteis com energia limpa.

De modo a poderem ser incorporados na indústria o mais rápido possível, a MicroLink Devices vai apostar na produção massiva destas células solares finas, leves e flexíveis.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de