Conseguir aproveitar o máximo do sol, é o objetivo das empresas de energias renováveis. Para isso a tecnologia tem que se atualizar e renovar, de modo a tirar o máximo proveito da energia solar e transformá-la em energia.
No final do ano de 2017 soube-se que o DOE, Departamento de Energia dos EUA, deu luz verde para se começar a comercializar cĂ©lulas solares mais eficientes a nĂvel mundial, algo como que 40% mais eficiĂŞncia na conversĂŁo de energia solar para energia.
Estas células solares fotovoltaicas são comummente usadas nos satélites espaciais e aeronaves solares, sendo conhecidas por IMM (Invertede Metamorphic Multijunction Solar Cell).
Serão comercializadas pela MicroLink Devices, e poderá oferecer uma potência superior a 3000W/Kg! Que por sua vez usará a patente registada pelo NREL, que é o Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos EUA.
BenefĂcios das cĂ©lulas solares fotovoltaicas super eficientes
Além de garantirem um máximo aproveitamento da energia solar, irão garantir uma redução de custos quando comparado com outras tecnologias presentes no mercado. A afirmação é do Departamento de Energia dos EUA, aquando do anúncio do acordo alcançado com a empresa MicroLink Devices.
Como nunca foi usada tal tecnologia no mercado tradicional, é esperado que todos os cálculos e estimativas que existem possam ser melhorados. Isto relativamente ao aproveitamento da energia solar, bem como eficiências.
Com esta nova tecnologia no mercado, espera-se que se abram novas portas para a sua aplicação, nomeadamente outros fins a dar às IMM, conforme indica o Departamento de Energia dos EUA.
Outro aspeto que irá revolucionar o mercado é o facto de as células IMM serem leves, levando assim a uma redução do peso dos painéis.
Esta Ă© uma tecnologia com muito caminho para desenvolver e prosperar!
Quem pode beneficiar com as células solares fotovoltaicas super eficientes?
Com a chegada da tecnologia IMM ao mercado tradicional, os fabricantes de painéis solares irão como que reinventar a roda, ou seja, terão de estudar a melhor forma de a colocar nos painéis solares residenciais para assim garantir uma maior eficiência energética.
Elas são versáteis e como tal irão ser úteis em diversos projetos. Projetos que necessitarão de novos meios e formas para usar as IMM, e assim tirar o máximo proveito da energia solar. Não esquecer que o intuito original deste tipo de células foi a exploração aeroespacial (satélites, foguetões).
Devido a permitirem a redução de peso dos painĂ©is solares, estas cĂ©lulas podem e devem ser aplicadas aos veĂculos aĂ©reos nĂŁo tripulados, que sĂŁo impulsionados pela energia solar. Ou mesmo a outras aplicações portáteis com energia limpa.
De modo a poderem ser incorporados na indĂşstria o mais rápido possĂvel, a MicroLink Devices vai apostar na produção massiva destas cĂ©lulas solares finas, leves e flexĂveis.