Eficiência Célula Solar Fotovoltaica

Pela primeira vez na história da Energia Solar foi estabelecido um valor de eficiência energética que bateu a barreira dos 30%.

Material milagroso resulta da combinação de células de silício e perovskita

Esse resultado foi conseguido através da combinação de células solares de silício com perovskita, desenvolvido por vários investigadores de várias universidades holandesas.

Essa combinação foi apelidada de “material milagroso”, devido às propriedades que a perovskita desempenhou no desenvolvimento da tecnologia solar. As tradicionais células solares de silício, têm uma eficiência energética de apenas 22%, mas com esta nova tecnologia, será possível reduzir ainda mais a nossa necessidade por combustíveis fósseis.

Mehrdad Najafi da Organização Holandesa para a Investigação Científica Aplicada (TNO), falou sobre o assunto “Este tipo de célula solar possui um efeito de contacto posterior altamente transparente que permite que mais de 93% da luz quase infravermelha chegue ao dispositivo inferior”, referindo que esse “desempenho foi alcançado através da otimização de todas as camadas das células solares perovskitas semi-transparentes utilizando simulações óticas e elétricas avançadas como orientação para o trabalho experimental no laboratório”.

Repercussões deste “material inovador” pelo mundo

Investigadores de todo o mundo estão a desenvolver estudos para outros usos da perovskita. Espera-se assim que este material inovador venha a ser aplicado em futuras tecnologias, desde comunicações à produção de energia renovável.

Assim que esta tecnologia seja difundida, os investigadores por detrás destas descobertas, esperam uma aplicação da mesma a nível global. Tendo como objetivo para o futuro (próximo) melhorar ainda mais a eficiência dos painéis solares, segundo disse Gianluca Coleti (do programa Tandem PV).

Uma vez combinada com a experiência e conhecimento de escalabilidade reunidos nos últimos anos para levar material e processos a uma grande área, podemos concentrar-nos com os nossos parceiros industriais para levar esta eficiência tecnológica para além dos 30% na produção em massa”, proferiu Coletti.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui