curso-energias-renovaveis

O Instituto Tecnológico Master D tem uma ideia muito clara: “O futuro está nas energias renováveis”, tal como salienta o responsável docente desta área, Bruno Campos. Com o objetivo de formar profissionais qualificados, a Master D, aquando do início da sua atividade, apostou na oferta do curso de formação profissional de “Energia Solar e Eólica”.

Atualmente, duas décadas depois, temos disponíveis os cursos de Energias Renováveis e de Energia Solar. De acordo com os estudos realizados por várias entidades, as energias renováveis não são as energias do futuro, mas sim as energias do presente.

Toda esta oferta formativa tem sido dinamizada por e-Tutores especialistas na área, em colaboração com as empresas do setor.

Cursos de Energias Renováveis

Acompanhando o mercado e as necessidades do mesmo, a Master D mantém a sua oferta formativa na área das energias renováveis. Desta forma, posiciona-se no mercado com maior solidez. “Conseguimos ter cursos muito fortes com a colaboração de empresas especializadas que fazem com que os nossos formandos vejam a realidade do mercado profissional”, explica o e-Tutor Bruno Campos.

É o caso do ex-formando João Almeida. Depois de concluir a formação em Energias Renováveis, realizou um estágio formativo numa empresa do setor e no final do estágio foi contratado. O formando refere: “Tive algumas dificuldades no início da formação, contudo, a equipa docente ajudou-me. Durante o estágio ganhei bastante experiência na área (dimensionamento e instalação).

Agradeço a toda a equipa da Master D”. Este é apenas um exemplo partilhado na primeira pessoa, que evidencia como esta formação integra os formandos no mercado de trabalho. Periodicamente recebemos vários testemunhos, também através das redes sociais, nomeadamente pelo Facebook da Master D, os quais fazemos questão de partilhar para inspirar mais pessoas a seguirem uma profissão de futuro.

Por forma a potenciar a integração dos formandos no mercado de trabalho, contribuem o caráter prático das sessões realizadas nos centros formativos, e a metodologia personalizada e adaptada ao ritmo do formando, e não ao contrário.

Não esquecendo a Plataforma de Aprendizagem Virtual, própria da Master D, que coloca a tecnologia ao serviço da aprendizagem, potenciando a autonomia e pró-atividade dos formandos. O Campus Virtual, como é designada, permite aos formandos participarem nos webinares, sessões síncronas dinamizadas pelo e-Tutor , acompanharem o seu progresso formativo e comunicarem com a equipa docente, entre outras possibilidades.

Inserção laboral

curso-energias-renovaveis
Inserção laboral – Curso Energias Renováveis

Com o objetivo de integrar os formandos no mercado de trabalho, a Master D coloca à disposição dos formandos a bolsa de estágios e a bolsa de emprego. “Atualmente, com a aposta que está a ser feita no setor das energias renováveis, espera-se uma elevada taxa de empregabilidade”, aponta o Serviço de Inserção Laboral.

Segundo a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), no final de 2019 o setor renovável empregava mais de 46 mil pessoas. Relativamente à criação de postos de trabalho provenientes das fontes de energias renováveis em Portugal, estima-se que até 2030 sejam criados pelo menos 113 mil empregos. É expectável que sejam criados postos de trabalho, visto que o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), de acordo com o regulamento europeu, pretende promover a substituição progressiva das fontes de energia não renovável pelas fontes de energia renovável.

Desta forma, espera-se que a capacidade instalada de fontes de energia renovável vai aumente exponencialmente. A capacidade instalada nos centros produtores de energia renovável em 2018 foi de 14.059 MW e prevê-se que, até 2030, a capacidade instalada nos centros produtores de energia renovável seja superior a 28.118 MW.

A Master D tem registado um aumento de matrículas nas suas formações, especialmente nas formações de Energias Renováveis e Energia Solar. Orgulhamo-nos por continuarmos a formar profissionais do setor das energias renováveis há mais de 25 anos!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui