Maior parque solar do mundo será construído em Piauí no Brasil

Parque Solar Piauí - Brasil

Será no Brasil que irá nascer o maior parque solar do mundo! Este parque solar irá nascer através da maior empresa privada do setor energético brasileiro.

A ENEL Green Power tem em carteira vários projetos de produção e exploração de energias renováveis na região de Piauí, e nos municípios de São Gonçalo do Gurguéia e Lagoa do Barro! O investimento que irá levar a empresa para a dianteira das energias renováveis solares é de 1 bilião de reais!

Lucile Moura, atual assessora dos assuntos estratégicos do Governo brasileiro, diz que a empresa já tem luz verde para avançar, através da licença ambiental, bem como da licença de instalação, bem como local onde irá ser instalada a maior parque solar mundial!

Maior parque solar do mundo – Piauí no Brasil

Este parque solar irá conseguir gerar 476mW de energia. Mas não provem de apenas um local, serão no total 9 subestações de geração de energia. Isto porque a empresa tem uma política de expansão de parques solares em que aproveitam o leilão de energia para expandir a capacidade de geração de eletricidade e consequentemente vender para o mercado.

Assim, no Piauí irão ampliar essa capacidade de geração para 878MW, sendo que 476MW serão para dar resposta ao que foi contratado no leilão de energia e os restantes 402MW serão para vender.

Têm como objetivo produzir mais de 1,3GW de energia através de vários Projetos de Geração de Energia Renovável nas duas cidades, com um investimento total de cerca de 1 bilião de reais.

Lucile afirma que “São Gonçalo do Gurgéia terá assim o maior parque solar do mundo”. Só em São Gonçalo teremos 13 locais de produção de energia, em que 9 são para o contrato decorrente do leilão de energia, que tem data e prazo para entrega, e os restantes 4 serão para comercialização!

Assim e somados os 13 locais que irão gerar eletricidade a partir da energia solar teremos uma produção total de energia de 878MW!

Enel Green Power

A Enel Green Power é uma subsidiária do Grupo ENEL e detém no Brasil uma capacidade instalada de mais de 2,9GW de energia. Potência toda proveniente de fontes renováveis.

Esses 2,9GW subdividem-se a partir das várias fontes de energias renováveis:

  • 842MW provenientes da Energia Eólica
  • 820MW provenientes da Energia Solar Fotovoltaica
  • 1269MW provenientes da Energia Hídrica

Nos próximos anos conta somar mais 1GW a essa capacidade instalada, pois tem vários projetos em execução. Projetos que provieram do leilão de energia de 2017, e quando estiveram finalizados passará a contar com 3,9GW de energia instalada!

3 Comentários em “Maior parque solar do mundo será construído em Piauí no Brasil”

  1. Utilização da Energia Solar é com certeza o sonho de qualquer consumidor de energia. Por mais cortes que façamos em casa o custo mensal só cresce.
    Porém os custos de implantação das placas são impossíveis de adquirir. Parece até proposital.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima