Maior parque solar do mundo - Bhadla Solar Park

2245 MW é a potência do maior parque solar fotovoltaico do mundo, e encontra-se na Índia.

A Hero Future Energies, é uma das principais empresas privadas de energias renováveis da Índia, tendo finalizado recentemente um projeto de energia solar de 300 MW no parque solar de Bhadla. Com a conclusão deste projeto o parque solar passou a ter uma capacidade instalada de 2245MW de potência, sendo assim considerado o maior do mundo!

Parque solar de Bhadla – O maior do mundo

O parque solar de Bhadla destaca-se por vários aspetos. Registou vários preços recorde de leilões de eletricidade altamente competitivos. Os projetos no parque solar foram desenvolvidos por várias empresas em parcerias público-privadas.

Até o Governo Indiano investiu no desenvolvimento de 745 MW de capacidade, uma parceria entre a IL&FS e o Governo de Rajastan desenvolveu 1 GW de capacidade, e outra empresa conjunta entre a Adani Enterprises e o Governo de Rajastan outros 500 MW!

O parque tem ainda 260 MW que são propriedade da maior empresa de eletricidade indiana, a NTPC Limited.

Leilões de eletricidade

Em maio de 2017 os leilões de eletricidade separados de 250 MW e 500 MW abriram caminho para as ofertas mais baixas de para um projeto de energia solar na Índia. O primeiro leilão teve uma oferta de 2,62 rupias/kWh (4,1 centavos/kWh), tendo sido considerada a mais baixa nesse momento. Essa oferta foi cerca de 9,1% mais baixa que a oferta mais baixa de leilões anteriores!

E em apenas dois a Acme Cleantech Solutions conseguiu um novo recorde ao arrebatar 200 MW no leilão de 500 MW por apenas 2,44 rupias/kWh (3,8 centavos/kWh). Esta é até ver a oferta de energia solar mais baixa na Índia! Em dezembro de 2019 foram leiloados outros 750 MW, com as ofertas a aumentarem marginalmente para 2,47 rupias /kWh (cerca de 3,8 centavos/kWh).

A SB Energy, consórcio conjuntoentre a SoftBank, FoxConn e Bharti Enterprises, detêm a maior capacidade do parque fotovoltaico, com 600 MW, que foram adquiridos em 3 leilões diferentes!

Outros investidores importantes no desenvolvimento deste maior parque fotovoltaico são a ReNew Poer, Acme Solar Holdings, Hero Future Energies e a Azure Power!

Veja abaixo a lista de projetos que compõem o mairo parque fotovoltaico do mundo, bem como os investidores e a capacidade que cada um delee detém (lista proveniente da Mercom Capital):

Maior parque solar do mundo - Bhadla Solar Park
Lista de projetos desenvolvidos no Parque Solar Bhadla na Índia

Em dezembro de 2019, a Mercom deu a conhecer que nessa data o maior parque fotovoltaico em pleno funcionamento era o de Pavagada, em Karnataka e tinha capacidade de 2050 MW.

Agora o parque Solar fotovoltaico de Bhadla, com 2245 MW é o maior parque fotovoltaico do mundo!

Vídeo do maior parque solar fotovoltaicos do mundo – Badla Solar Park

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui