Maior parque fotovoltaico de Espanha terá 1000MW de potência, vai produzir hidrogénio verde e será único na Europa.

Maior parque fotovoltaico de Espanha terá 1000MW

Soto Solar vai desenvolver o maior parque fotovoltaico de Espanha, Erasmo, que contará com 1000MW de potência, mais de 80MW em baterias e será o primeiro a produzir hidrogénio verde! Será assim um dos maiores projetos fotovoltaicos da Europa.

O projeto já tem os terrenos assegurados para o seu desenvolvimento, será próximo ao município de Saceruela (Cidade Real), uma das zonas com maior exposição solar anual da União Europeia. Vai produzir mais de 2000000MWh/ano, o equivalente ao consumo anual de mais de 200000 habitações, contribuindo assim com 3% do objetivo de Espanha em produzir eletricidade a partir de fontes renováveis até 2030.

Erasmo vai contar com um sistema de armazenamento de energia a baterias no total de 80MW, dando assim suporte à rede elétrica sempre que seja necessário. As baterias serão de Lítio, Níquel, Manganês e Cobalto de alta potência (NMC), composta por 20 estações de 4MW de potência cada, o que vai assim proporcionar reserva de energia.

Projeto hidrogénio verde no parque fotovoltaico

Mais, como parte deste projeto, a Soto Solar, também finalizou um acordo com a Enagás Renovavle SLU, filial da Enagás SA, principal fornecedor e gestor do sistema de gás espanhol, para impulsionar um projeto para a produção de hidrogénio verde, através da criação de uma fábrica de hidrogénio no local da quinta fotovoltaica, usando assim energia gerada por esta.

Este projeto de hidrogénio verde vai assim fazer parte do projeto Erasmo, sendo uma colaboração que vai explorar várias opções para o uso do hidrogénio, indo de acordo com a diretrizes do Roteiro do Hidrogénio.

A Soto Solar e o Centro Nacional de Hidrogénio (CNH2), juntos numa colaboração público-privada, desenvolveram este projeto inovador, com o objetivo de valorizar o uso do hidrogénio. Nomeadamente na produção de metanol, venda direta às industrias, injeção na rede de gás natural ou o uso em veículos elétricos híbridos.

Maior parque fotovoltaico de Espanha terá 1000MW de potência, vai produzir hidrogénio verde e será único na Europa.

Objetivo do maior parque solar de Espanha

Sendo um projeto sem precedentes na indústria fotovoltaica espanhola, vai contribuir para alcançar os objetivos de transição energética estabelecidos por Espanha, nomeadamente maximizar o uso das energias renováveis.

O projeto vai representar quase 4% de toda a nova energia solar e 12% do armazenamento até 2030 em Espanha. Mais, vai contribuir para reverter o reto demográfico com mais de 2500 postos de trabalho e 2000 milhões de euros em valorização!

Este projeto fez ainda parte de duas manifestações de interesse publicadas pela MITECO em fevereiro de 2021 e já antes em dezembro de 2020, o que veio facilitar a angariação de fundos de recuperação da União Europeia com vista a transição energética.

o projeto tem vindo a ser desenvolvido pela Soto Solar desde 2019, cumprindo estudos técnicos e ambientais, que deram o aval ao desenvolvimento do mesmo. Devido à grande magnitude do projeto, o respeito pela biodiversidade será prioritário, sendo que serão seguidas as melhores práticas e medidas complementares de melhoria ambiental, incluindo a implementação de ações de economia circular.

O maior parque fotovoltaico de Espanha, vai evitar a emissão de 740mmm toneladas/ano de gases de efeito de estufa!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui