Parque Eólico OFFSHORE

Mar do Norte vai ter o maior parque eólico offshore do mundo

A Vattenfall tomou finalmente a decisão de investir no maior parque eólico offshore do mundo, no Mar do Norte holandês, o projeto eólico offshore Hollandse Kust Zuid 1-4, com subsídio zero!

O parque eólico irá ter uma capacidade de 1,5 GW, o que o tornará no maior parque eólico offshore dos Países Baixos e também do mundo. Mas só irá estar em funcionamento em 2023, com 140 aerogeradores de 11 MW do fabricante Siemens Gamesa, que serão os primeiros a ser instalados em alto mar!

A Vattenfall vai usar as suas novas instalações de última geração localizadas no porto de IJmuiden para estas novas operações e manutenção. Sendo que o parque eólico offshore irá ser ligado a duas subestações geridas pela holandesa Tennet!

Esquema do Parque Eólico Marítimo Hollandse Kust Zuid. Imagem: Vattenfall
Esquema do Parque Eólico Offshore Hollandse Kust Zuid. Imagem: Vattenfall

A Vattenfall ficou com o contrato para a construção do Hollandse Kust Zuid após ter vencido os dois leilões não subsidiados em 2018 e 2019. Mas acabaram por juntar os dois projetos num só, e assim simplificaram o processo de desenvolvimento e investimento.

Magnus Hall, CEO Vattenfall clarificou que “a aposta no projeto Hollandse Kust Zuid se deve ao compromisso da empresa em produzir eletricidade livre de combustíveis fósseis, tanto para os Países Baixos como para a Europa. E a decisão final de avançar com este investimento mostra que apesar da crise provocada pelo Covid-19, o objetivo continua a ser viver sem combustíveis fósseis daqui a uma geração”.

Em 2023 o Hollandse Kust Zuid irá fornecer 1/3 da capacidade eólica offshore total instalada nos Países Baixos…

…o que será uma grande contribuição para cumprir com os objetivos de energia renovável do Governo Holandês!

O Hollandse Kust Zuid além de fornecer eletricidade acessível e livre de combustíveis fósseis, será também um grande investimento em infraestruturas que irá gerar economia significativa e emprego nestes tempos de incerteza económica. E devido à excelente cooperação com os nossos parceiros nacionais e internacionais, estamos bem preparados para dar o próximo passo para executar este projeto histórico”, disse Gunnar Groeble, vice-presidente sénior e Chefe da Área de Eólica da Vattenfall.

Espera-se que a construção do projeto, onde irão participar, entre outras empresas, as holandesas Grupo Sif (cimentos), TKF (cabos), Prysmian (cabos), Subsea 7 e Swire Blue Ocean (instalação de aerogeradores) tenha início em 2021!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui