Turbina Eólica Siemens Gamesa SG-14-222

Nova turbina eólica apresentada pela Siemens Gamesa vai revolucionar as energias renováveis, esta irá ser capaz de produzir energia para 18 mil casas!

Esta nova tecnologia surge nua altura em que as empresas começam a apostar ainda mais nas energias renováveis, depois de em 2019 termos assistido a um crescimento na luta contra as alterações climáticas.

A maior e mais potente eólica do mundo

A Siemens Gamesa deu a conhecer o modelo SG 14-222 DD, que é uma torre eólica que se vai notabilizar pelo seu tamanho, mas também pela capacidade de produção.

Turbina Eólica Siemens Gamesa SG-14-222
Turbina Eólica Siemens Gamesa SG-14-222

Apenas em 2021 haverá um protótipo, com 222 metros de diâmetro, cada pá com 108 metros de comprimento, com uma cobertura de área de cerca de 39 mil metros quadrados.

Quanto à produção de energia, também vai ser um recorde… terá capacidade para gerar 14 MW, sendo que os responsáveis dizem que pode mesmo produzir 15 MW, com a funcionalidade Power Boost. Assim, cada torre eólica poderá ter a capacidade de fornecer energia a cerca de 18 mil casas por ano (isto tendo por base os consumos médios de eletricidade europeus).

Turbina Eólica Siemens Gamesa SG-14-222
Turbina Eólica Siemens Gamesa SG-14-222

Markus Tacke diz ainda que o objetivo da empresa é produzir energia limpa de modo seguro e sustentável. Diz que o novo aerogerador é “um produto global que permite dar passos gigantes no sentido de proteger e preservar o planeta”.

 

 

 

Em 2019 a Siemens Gamesa atingiu a neutralidade carbónica em 2019, esperando que em 2050 estejam no chamado “zero líquido”; sendo que esta é a fase em que uma organização conseguiu utilizar uma quantidade de energia anual equivalente à energia renovável criada no mesmo espaço.

A empresa tem instalada uma capacidade de mais de 100 GW, tendo reduzido as emissões de CO2 ao ano em mais de 260 milhões de toneladas. Assim, com este novo aerogerador, irá impulsionar a produção de energia eólica, em detrimento do uso de combustíveis fósseis.

Cada unidade SG 12-222 DD irá permitir uma poupança de 1,4 milhões de toneladas de emissão de dióxido de carbono (quando comparamos com o carvão) durante a sua vida útil (que está estimada em 25 anos).

Comparada com as atuais torres eólicas, este modelo irá ter uma capacidade de produção de energia 25% superior.

Utilização de energia renovável

Segundo dados de utilização de energia renovável, citados pela REN, Portugal é um dos países que mais energia renovável consome, sendo que o último balanço aponta para que em 2019 se tenha consumido 51% de energia proveniente das energias renováveis. E desses 51%, 27% proveio da energia eólica.

Por todo o mundo, a Siemens Gamesa tem instalados mais de mil aerogeradores, em países como Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Países Baixos, Bélgica ou Taiwan. Espera ainda entrar nos mercados americano e francês.

A espanhola GAMESA espera ter o protótipo pronto em 2021, sendo que espera comercializar em 2024!

Vídeo – Turbina Eólica Siemens Gamesa SG 14-222 DD

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui