Central Solar Fotovoltaica Mula - Espanha

Espanha inaugura no município de Múrcia a maior central solar fotovoltaica existente na Europa

Central solar fotovoltaica instalada em Mula (município de Múrcia), com 494MW de potência, gerida pela Northleaf, é a maior da Europa sendo já uma realidade de onde se espera grandes produções de energia fotovoltaica.

Se considerarmos as 20 maiores centrais solares fotovoltaicas mundiais, o projeto solar de Mula, encontra-se dentro do ranking.

O fundo Northleaf que adquiriu a central solar fotovoltaica instalada em Mula, com 494MW de potência, tendo sido construída pela Cobra do Grupo ACS, conectou-a à rede no passado mês de julho. Com a entrada deste fundo, Espanha tem vindo a bater recordes de produção de energia fotovoltaica.

A central solar fotovoltaiva em Mula possui uma extensão de aproximadamente 1.000 hectares, é das maiores centrais colocadas em funcionamento pela Grupo ACS, e vai produzir cerca de 750 milhões de kWh por ano, que é suficiente para abastecer uma cidade do tamanho da capital de Múrcia que tem mais de 440.000 habitantes.

Central Solar Fotovoltaica Mula - Múrcia, Espanha
Central Solar Fotovoltaica Mula – Múrcia, Espanha

O projeto solar Mula torna Múrcia como uma das regiões de maior produção de energia solar a nível mundial.

Porque está a Mula nas mãos do fundo Northleaf?

Esta fotovoltaica pertencia à empresa espanhola ACS, mas Florentino Pérez resolveu colocar o ativo à venda no ano passado, durante o mês de setembro (2018).

A ACS vendeu assim a central fotovoltaica de Mula ao fundo canadense Northleaf, filial do TD Bank Financial Group por 300 milhões de euros!

Mas, mesmo tendo vendido o ativo, a empresa Cobra, ficou como acionista e responsável pela construção da central solar fotovoltaica de Mula, a maior fotovoltaica a nível europeu!

Produção da maior quinta fotovoltaica europeia em Mula

Se pretender acompanhar os níveis de produção da maior central  fotovoltaica da Europa, basta ir ao website da ESIOS da Rede Elétrica e acompanhar o gráfico de produção de energia solar fotovoltaica da região de Múrcia.

Caraterísticas principais da central solar de Mula

  • Instalação fotovoltaica sobre solo em estrutura metálica fixa tipo 3V;
  • Módulos solares fotovoltaicos do tipo policristalino;
  • Rede de distribuição interna em Média Tensão de 30 kV;
  • Duas subestações elétricas que estão interligadas por linhas subterrâneas de alta tensão de 132 kV;
  • Rede de alta tensão ao nível de 400 kV com 20 km para transporte da energia produzida na central solar de Mula.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui