Gigantes chineses da produção de produtos fotovoltaicos, Longi e JinkoSolar, anunciaram medidas para aumentar a capacidade de produção dos seus produtos fotovoltaicos monocristalinos de alta eficiência. Tecnologia que está a ganhar mercado perante os produtos fotovoltaicos multicristalino convencional.
A Longi, produtora exclusiva de produtos monocristalinos, quase duplicou a sua capacidade de produção de painéis solares monocristalinos entre 2018 e 2019, passando de 8,8 GW em 2018 para 16 GW em 2019. Para finais de 2021, a Longi, espera ter estes valores duplicados (ou seja, mais de 30GW).
Tanto a Longi como a JinkoSolar anunciaram a construção de uma nova fábrica com capacidade de produção atual de 5GW de painéis monocristalinos, aumentando assim a sua capacidade dos atuais 6,5GW para 11,5GW, para final de 2019!
Já há algum tempo que este aumento da capacidade de produção de painéis monocristalinos está em andamento, e a indústria fotovoltaica estava a precisar.
Os analistas dizem que cada vez mais empresas se comprometem com esta tecnologia devido à sua maior eficiência e ao seu baixo preço (em dólares) do KW/h, quando comparados com a multicristalina.
Uma vantagem dos painéis solares monocristalinos essencial quando se intensifica a batalha de custos entre as varias tecnologias de energia limpa.
Ainda que globalmente o mercado tenha excesso de oferta de painéis solares, a verdade é que de produtos monocristalinos a oferta ainda é escassa.
À medida que aumenta a procura por painéis monocristalinos na maioria dos mercados, como na China, líder mundial, os fabricantes elaboram os seus planos para se manterem atualizados.
Esse é o objetivo da Longi, tirar partido deste mercado. Assim, faz sentido que a Longi adote os painéis monocristalinos, tendo por base o fator económico. Pois foram eles que conseguiram baixar o preço do monocristalino; e a grande responsável por esta tecnologia fotovoltaica monocristalina estar a ser implementada globalmente a larga escala!
A Jinko, maior fabricante mundial de sistemas fotovoltaicos, garante que com a nova fábrica de produção de painéis monocristalinos irá aproveitar a crescente procura de produtos de maior eficiência. A procura mundial de produtos monocristalinos de alta eficiência tem vindo a aumentar, sendo que a Jinko irá usar as suas novas fábricas de produção como referência para o mercado.
Saiba como escolher um painel solar – Guia prático para comprar painéis solares fotovoltaicos
Evolução dos preços dos painéis solares monocristalinos
Os preços dos painéis e células monocristalinas despencaram nos primeiros meses de 2019, apresar de uma recuperação modesta no último trimestre, segundo dados da Wood Mackenzie Power & Renewables.
A crescente procura por produtos monocristalinos levou ao aumento dos preços no primeiro trimestre de 2019, mas com o aumento da produção da Longi e Jinko, esse aumento pouco se irá notar, na medida em que mais produto no mercado, deverá levar a uma baixa de preço.
Tanto que os analistas da Wood indicam que os preços monocristalinos aumentarão cerca de 18% desde o primeiro trimestre deste ano, até ao quarto trimestre e depois cairão durante a década de 2020.