Longi e JinkoSolar aumentam produção de painéis solares monocristalinos

Painéis Solares China

Gigantes chineses da produção de produtos fotovoltaicos, Longi e JinkoSolar, anunciaram medidas para aumentar a capacidade de produção dos seus produtos fotovoltaicos monocristalinos de alta eficiência. Tecnologia que está a ganhar mercado perante os produtos fotovoltaicos multicristalino convencional.

A Longi, produtora exclusiva de produtos monocristalinos, quase duplicou a sua capacidade de produção de painéis solares monocristalinos entre 2018 e 2019, passando de 8,8 GW em 2018 para 16 GW em 2019. Para finais de 2021, a Longi, espera ter estes valores duplicados (ou seja, mais de 30GW).

Tanto a Longi como a JinkoSolar anunciaram a construção de uma nova fábrica com capacidade de produção atual de 5GW de painéis monocristalinos, aumentando assim a sua capacidade dos atuais 6,5GW para 11,5GW, para final de 2019!

Evolução da Produção de Painéis Solares Fotovoltaicos
Evolução da Produção de Painéis Solares Fotovoltaicos

Já há algum tempo que este aumento da capacidade de produção de painéis monocristalinos está em andamento, e a indústria fotovoltaica estava a precisar.

Os analistas dizem que cada vez mais empresas se comprometem com esta tecnologia devido à sua maior eficiência e ao seu baixo preço (em dólares) do KW/h, quando comparados com a multicristalina.

Uma vantagem dos painéis solares monocristalinos essencial quando se intensifica a batalha de custos entre as varias tecnologias de energia limpa.

Ainda que globalmente o mercado tenha excesso de oferta de painéis solares, a verdade é que de produtos monocristalinos a oferta ainda é escassa.

À medida que aumenta a procura por painéis monocristalinos na maioria dos mercados, como na China, líder mundial, os fabricantes elaboram os seus planos para se manterem atualizados.

Esse é o objetivo da Longi, tirar partido deste mercado. Assim, faz sentido que a Longi adote os painéis monocristalinos, tendo por base o fator económico. Pois foram eles que conseguiram baixar o preço do monocristalino; e a grande responsável por esta tecnologia fotovoltaica monocristalina estar a ser implementada globalmente a larga escala!

A Jinko, maior fabricante mundial de sistemas fotovoltaicos, garante que com a nova fábrica de produção de painéis monocristalinos irá aproveitar a crescente procura de produtos de maior eficiência. A procura mundial de produtos monocristalinos de alta eficiência tem vindo a aumentar, sendo que a Jinko irá usar as suas novas fábricas de produção como referência para o mercado.

Saiba como escolher um painel solarGuia prático para comprar painéis solares fotovoltaicos

Evolução dos preços dos painéis solares monocristalinos

Os preços dos painéis e células monocristalinas despencaram nos primeiros meses de 2019, apresar de uma recuperação modesta no último trimestre, segundo dados da Wood Mackenzie Power & Renewables.

A crescente procura por produtos monocristalinos levou ao aumento dos preços no primeiro trimestre de 2019, mas com o aumento da produção da Longi e Jinko, esse aumento pouco se irá notar, na medida em que mais produto no mercado, deverá levar a uma baixa de preço.

Tanto que os analistas da Wood indicam que os preços monocristalinos aumentarão cerca de 18% desde o primeiro trimestre deste ano, até ao quarto trimestre e depois cairão durante a década de 2020.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima