Instalação de painéis solares fotovoltaicos

Linha de crédito para energia solar

De acordo com a Caixa Económica Federal já se encontra disponível o Crédito Pessoal Caixa Energia Renovável para pessoas físicas obterem financiamento para os seus sistemas de energia solar.

Esta linha de crédito para energia solar poderá ir até 100% do valor do projeto (consoante a capacidade financeira do cliente) e possibilita o financiamento de kits fotovoltaicos residenciais e, ainda, os custos associados à instalação, com taxas a partir de 1,18% por mês.

O prazo do Crédito Pessoal Caixa Energia Renovável pode ir até 60 meses, com período de carência máxima até 6 meses para o vencimento da primeira parcela. Por sua vez, o valor mínimo do empréstimo é de R$ 5 mil e o máximo é de R$ 120 mil.

Para o dinheiro seguir o rumo “certo”, a disponibilização monetária para a aquisição dos equipamentos ocorrerá diretamente entre o fornecedor e a Caixa.

Crédito Pessoal Caixa Energia Renovável

Crédito Pessoal Caixa Energia Renovável
Crédito Pessoal Caixa Energia Renovável

Antes de atribuir a linha de crédito para energia solar, a Caixa fará previamente uma análise de risco. Mas, antes de solicitar este tipo de financiamento, é necessário que seja correntista da Caixa, não tenha nenhum empréstimo em atraso com o banco e que o fornecedor que escolher para instalação/aquisição de equipamentos também tenha uma conta na Caixa. Caso contrário, obterá um “NÃO” de imediato!

Para a análise de risco, o banco vai solicitar-lhe diretamente alguns documentos, tais como documento de identificação, comprovativo de morada, comprovativo de renda (se tiver), nota fiscal do fornecedor do equipamento e/ou instalação do sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica. Se pretende avançar com esta linha de crédito, basta ir até a uma agência da Caixa ou entrar em contato através do WhatsApp da Caixa.

Após a aprovação do Crédito Pessoal Caixa Energia Renovável e da conferência da nota fiscal da operação, o dinheiro é creditado diretamente na conta do fornecedor. Caso a nota fiscal não seja aceite ou esteja em falta alguma documentação, o seu gestor de conta da Caixa entrará em contato diretamente consigo para o orientar da melhor forma.

Forma de pagamento das parcelas

O Crédito Pessoal Caixa Energia Renovável pressupõe que seja apresentada uma nota fiscal à Caixa. É importante destacar que, em cada contrato apenas é aceite uma única nota fiscal. Ou seja, o documento deverá fazer referência ao serviço de instalação, à aquisição de equipamento ou ambos.

Na data de vencimento da conta corrente, as parcelas são debitadas automaticamente. Caso se atrase no pagamento deverá entrar em contato com uma agência da Caixa, através do site ou por meio dos canais de atendimento disponíveis na sua região. Se, por ventura, não estiver com dificuldades monetárias, o ideal é tentar negociar outras formas de pagamento e evitar cobranças futuras.

Afinal, se tiver dívidas que não estejam a ser pagas, o seu nome poderá ficar em cheque (negativamente) junto dos responsáveis de proteção ao crédito e poderá vir a ter dificuldades em obter um novo empréstimo. Aliás, com o atraso dos pagamentos, a dívida continua a aumentar com o passar do tempo e as hipóteses de regularizar tornar-se-ão mais difíceis.

Por outro lado, se quiser antecipar as parcelas ou liquidar totalmente a linha de crédito para energia solar antes do prazo, basta ir até uma agência da Caixa. Mas, antes de agir, informe-se das vantagens e desvantagens da quitação antecipada.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui