Estações Combustível Abandonadas no Japão

O mundo hoje está cada vez mais preocupado com o meio ambiente, pois, todos sabem que se continuar assim, em breve o planeta Terra não vai aguentar tanta poluição vinda dos escapamentos dos veículos, dos lixos e tudo mais.

Para amenizar a poluição diária do ar, grandes potências económicas como o Japão, estão substituindo os combustíveis fósseis por opções mais amenas ao ambiente e as pessoas.

Japão perde 1000 postos de combustível por ano

Aos poucos os combustíveis fósseis são retirados das estradas de grandes países. Há lugares que a diminuição desses combustíveis já pode ser percebida e os benefícios ambientais e económicos podem ser sentidos por toda a população.

No Japão está cada vez mais difícil encontrar um posto de combustível para reabastecer veículos com diesel ou gasolina. Isso se deve ao fato de o país está abrindo mão desses combustíveis prejudiciais ao ambiente e à saúde humana. Os postos de combustível no país estão diminuindo desde o ano de 1994.

Japão está com a metade dos postos de combustível que tinha em 1994

O Japão, em 1994 atingiu o recorde para o país em postos de combustível. No ano citado foram contabilizados mais de 60 mil postos de abastecimento. Entretanto ainda a partir de 1994 o número começou a cair e hoje, em 2018, o país asiático possui em torno de 30 mil postos de combustível.

Mesmo diminuindo pela metade, o Japão ainda possui muitos postos de combustível que estão dispersos por todo o país.

Há regiões no Japão em que o posto de gasolina mais próximo fica a 150 quilómetros de distância, o que dificulta muito a vida das pessoas que tem veículos movidos a gasolina ou a diesel.

Principais causas para a diminuição dos postos de combustíveis fósseis no Japão

São muitas as causas da diminuição dos postos de combustível no Japão.

  • Uma delas é que cada vez mais japoneses optam por não ter um carro, devido ao gasto contínuo com o veículo e também a poluição do ar;
  • Outra razão tem a ver com a lei que exige que os proprietários dos postos modernizem e reparem os equipamentos de gás mais antigos o que os têm feito decidir por fechar as portas do seu negócio;
  • Outra importante causa para a diminuição dos postos de combustível no Japão tem a ver com os terremotos que são comuns no país, pois, eles causam filas longas para reabastecer veículos devido à falta de combustível e a dificuldade que os petroleiros têm em alcançar algumas áreas.

A diminuição dos postos de combustível se deve aos carros elétricos?

Os carros híbridos e os elétricos estão ganhando espaço em muitos países, inclusive, no Japão, por isso, os carros movidos à gasolina e a diesel serão substituídos pouco a pouco.

Além de não precisarem de combustível, no caso dos veículos totalmente elétricos, também se tem percebido uma diminuição alta na busca por serviços de mecânica e troca de peças.

Clique aqui para ver imagens de postos de abastecimento de combustível abandonados no Japão.

Tudo isso está diminuindo a procura por carros movidos a combustíveis fósseis que foi muito forte durante décadas.

O Japão é um dos países que tem assistido a forte queda no consumo do petróleo. Esta realidade aumenta o compromisso cada vez maior do Japão com o consumo das energias renováveis e isso só tende a melhorar o ar, o ambiente e a vida dos cidadãos que moram neste país conhecido por sua tecnologia.

O empenho para substituir os combustíveis fósseis está dando frutos, já que o Japão tem uma meta de capacidade instalada de até 64 GW até o ano de 2030, mas essa meta pode ser alcançada 10 anos antes, ou seja, em 2020.

Tudo isso vai ajudar os japoneses a utilizar energias limpas em vez das poluidoras e ainda expandir o seu mercado para todo o mundo.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de