Maior parque eólico offshore do mundo, o Walney Extension

No noroeste de Inglaterra, costa Cumbria, desde 6 de setembro está a funcionar o maior parque eólico offshore do mundo.

O Walney Extension pertence à multinacional energética dinamarquesa Orsted, tem 87 aerogeradores, 40 com potência de 8.25MW, do fabricante MHI-Vestas, das mais potentes do mercado e 47 aerogeradores de 7MW de potência, do fabricante Siemens Gamesa.

Estas turbinas têm 195 metros de altura, tendo sido estrategicamente fixadas numa extensão marítima de 145 quilómetros quadrados, sendo esta equivalente ao terreno de jogo de 20000 campos de futebol. É assim o maior parque do eólico marítimo com uma potência instalada de 659MW no total!

Os especialistas calculam que os seus 659MW de potência e a trabalhar em condições normais, o parque eólico Walney Extension poderá fornecer toda a eletricidade que habitualmente consomem 590000 lares britânicos.

Recomendamos: Os maiores parques eólicos onshore na Europa

O Diretor Geral da Orsted UK, Matthew Wright explicou que “o investimento em projetos como o Walney Extension se deve a uma combinação de ventos fortes e águas pouco profundas no Mar do Norte, e Mar da Irlanda, assim como o apoio contínuo do governo britânico”.

Durante os últimos dez anos, os governos de todas as cores aprovaram e apoiaram a energia renovável, bem como a energia eólica marítima no Reino Unido, o que levou ao desenvolvimento e prosperidade da indústria”, terminou Matthew Wright. Por esse motivo, o Reino Unido ocupa a primeira posição mundial a nível de potência instalada em parques eólicos marítimos.

Localização Parque Eólico Walney Extension
Localização Parque Eólico Walney Extension

A Walney Extension faz parte da Walney Wind Farms, grupo de parques eólicos marítimos a cerca de 14 km a oeste da Ilha Walney, na Costa Cumbria. O grupo, gerido pela Orsted, consiste nos seguintes parques Walney Phase 1, Walney Phase 2 e Walney Extension; sendo que a capacidade total da Walney Wind Farms é de 1026MW!

Recomendamos: MHI Vestas apresenta a turbina eólica mais potente da história V164-10 MW

O Walney Extension arrebatou o primeiro lugar perante o espetacular parque eólico London Array, que se situa de frente para o Estuário do Rio Tamisa, ainda que tenha apenas metade dos aerogeradores e ocupar uma superfície substancialmente menor (o equivalente a 20000 campos de futebol).

Para 2020 está prevista a inauguração de outro parque eólico marítimo, mas muito maior! Será o East Anglia One (com 714 MW de potência) desenvolvido pela Scottish Power, filial da Iberdrola.

Mas a mãe de todas as eólicas marítimas irá chegar pelas mãos da dinamarquesa Orsted, que está a desenvolver três parques em Hornsea, nas costas de Yorkshire, capazes de fornecer eletricidade a dois milhões de habitações.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de