Painéis Solares de Perovskita

Avanço importante no desenvolvimento de painéis solares com camada fina de perovskita por parte da empresa Solliance!

Um desenvolvimento conseguido em conjunto com a TNO, IMEC e Universidade de Eindhoven.

Painéis solares com camada fina de perovskita

O consórcio de investigadores deu a conhecer que conseguiram realizar testes de stress em painéis solares de perovskita encapsulados mediante processos industriais:

  • Teste de luz (1000 horas de iluminação continua a uma intensidade igual à do sol);
  • Teste de calor húmido (1000 horas de exposição a humidades altas, sendo que 85% foram combinadas com a exposição a temperaturas de 85 ºC);
  • Teste térmico (50 ciclos térmicos de 40 ºC a 85 ºC).

Nos quais os painéis de perovskita testados foram preparados em substratos de vidro de 15.2×15.2 cm2 com um rendimento inicial superior a 10%!

O resultado destes testes de stress para o teste de luz aumentou o rendimento durante as primeiras 100 horas antes de se estabilizar, sendo que depois durante a prova de calor húmido, o rendimento do módulo reteve 95% do seu rendimento inicial, e no teste térmico não registou qualquer perda de eficiência, o que indica que tem uma excelente estabilidade em condições difíceis!

A Solliance acredita que os resultados positivos alcançados nestes testes de stress deixam a tecnologia fotovoltaica com camada fina de perovskita “um passo mais próximo da comercialização”, colocando-se assim como líder para a comercializar!

As células e painéis solares de perovskita representam um salto potencial na eficiência e aplicabilidade solar, com valores de alta eficiência até 25.2% combinados com materiais e fabrico de baixo custo.

Mineral Perovskita pode baixar preço dos painéis solares fotovoltaicos
Mineral Perovskita pode baixar preço dos painéis solares fotovoltaicos

Mas o mais importante para o futuro desenvolvimento e expansão da energia solar, as células de perovskita podem ser rígidas ou flexíveis, opacas ou transparentes, criando-se assim uma nova gama de aplicações!

O mais interessante é a possibilidade de combinar células solares de perovskita transparentes sobre a parte superior das células solares convencionais, levando ao aumento da eficiência e geração de energia dos painéis solares tradicionais.

Por outro lado, sozinhas, as células solares de perovskita podem ser integradas em janelas, telhas, fachadas de edifícios, estradas, barreiras acústicas, tetos de automóvel. Todo um mundo de aplicações é imaginado, aumentando ainda mais o leque do mercado da energia solar.

Esta investigação não se limita a estudos da Solliance, mesmo a Universidade Australiana anunciou em agosto de 2019 um registo de eficiência solar de 21,6% para uma célula solar de perovskita de 1 cm2!

Em 2018 foi a Oxford PV que anunciou um recorde de 27.3%! mas estes registos de eficiência variam muito segundo o desenho e marca especificados, bem como de empresa para empresa. Mas ainda assim o futuro para esta tecnologia é brilhante, bem como a grande variedade de aplicações disponíveis!

Leitura recomendada

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui