Foi no SalĂŁo de Los Angeles que foi dado a conhecer o XP-1, um hipercarro desenvolvido pela Hyperion, que tem mais de 2000cv e uma autonomia acima de 1600km!
Desenvolvimento do carro a hidrogénio Hyperion XP-1
Foram precisos mais de dois anos para desenvolver o XP-1, por parte da californiana Hyperion, que agora deu a conhecer oficialmente o primeiro protótipo deste hipercarro elétrico movido a hidrogénio em Los Angeles.
O protótipo deste hipercarro, XP-1, não difere muito do design apresentado há dois anos… tendo assim proporções pouco convencionais, entradas de ar complexas e peças que sobressaem da carroçaria, como umas lâminas ajustáveis, revestidas por painéis solares.
CaraterĂsticas do Hyperion XP-1
Graças aos seus depósitos em fibra de carbono, quando totalmente cheios, terá uma autonomia acima dos 1635km, sendo que o seu abastecimento demora apenas uns cinco minutos.
O Hyperion XP-1 possui cĂ©lulas de combustĂvel, super condensadores ao invĂ©s de baterias e uma transmissĂŁo de trĂŞs velocidades e quatro motores elĂ©tricos que dĂŁo potĂŞncia Ă s quatro rodas.
Quanto à potência combinada é superior a 2000 CV, dando uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 2,2 segundos, com velocidade máxima de 356km/h.
Ainda segundo a Hyperion, este carro movido a hidrogénio, pesa apenas 1032kg, valor abaixo da maioria dos hipercarros elétricos conhecidos.
Este valor baixo deve-se ao uso de uma estrutura monocoque em carbono titânio, suspensĂŁo em liga de alumĂnio, carroçaria feita em material compĂłsito reforçado com titânio e claro Ă ausĂŞncia das pesadas baterias.
A Californiana Hyperion tem o objetivo de produzir apenas 300 unidades do modelo elétrico a hidrogénio XP-1 nos EUA, cuja produção estava prevista ainda para este ano de 2022, no entanto foi adiada.
Apesar do adiamento da produção, a Hyperion já se encontra a aceitar reservas no seu site online, mas sem preços definidos.