Hyperion - Carro Elétrico a Hidrogénio

Foi no Salão de Los Angeles que foi dado a conhecer o XP-1, um hipercarro desenvolvido pela Hyperion, que tem mais de 2000cv e uma autonomia acima de 1600km!

Desenvolvimento do carro a hidrogénio Hyperion XP-1

Foram precisos mais de dois anos para desenvolver o XP-1, por parte da californiana Hyperion, que agora deu a conhecer oficialmente o primeiro protótipo deste hipercarro elétrico movido a hidrogénio em Los Angeles.

O protótipo deste hipercarro, XP-1, não difere muito do design apresentado há dois anos… tendo assim proporções pouco convencionais, entradas de ar complexas e peças que sobressaem da carroçaria, como umas lâminas ajustáveis, revestidas por painéis solares.

Caraterísticas do Hyperion XP-1

Hyperion - Carro Elétrico a Hidrogénio
Hyperion o Hipercarro a Hidrogénio

Graças aos seus depósitos em fibra de carbono, quando totalmente cheios, terá uma autonomia acima dos 1635km, sendo que o seu abastecimento demora apenas uns cinco minutos.

O Hyperion XP-1 possui células de combustível, super condensadores ao invés de baterias e uma transmissão de três velocidades e quatro motores elétricos que dão potência às quatro rodas.

Quanto à potência combinada é superior a 2000 CV, dando uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 2,2 segundos, com velocidade máxima de 356km/h.

Ainda segundo a Hyperion, este carro movido a hidrogénio, pesa apenas 1032kg, valor abaixo da maioria dos hipercarros elétricos conhecidos.

Este valor baixo deve-se ao uso de uma estrutura monocoque em carbono titânio, suspensão em liga de alumínio, carroçaria feita em material compósito reforçado com titânio e claro à ausência das pesadas baterias.

A Californiana Hyperion tem o objetivo de produzir apenas 300 unidades do modelo elétrico a hidrogénio XP-1 nos EUA, cuja produção estava prevista ainda para este ano de 2022, no entanto foi adiada.

Apesar do adiamento da produção, a Hyperion já se encontra a aceitar reservas no seu site online, mas sem preços definidos.

Vídeo – Hyperion, o hipercarro a hidrogénio

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui