Os painéis solares têm chegado a cada vez mais casas um pouco por todo o mundo, as telhas solares surgem agora como uma solução perfeita.
Economizar e preservar o ambiente são os maiores benefícios dos painéis solares. Contudo, uma desvantagem que até então não havia como contornar era a estética dos painéis solares. Estética esta que nalguns casos impedia mesmo o recurso a painéis solares.
É o caso da Dinamarca que impedia algumas casas de terem painéis solares já que estes se apresentam com cor preta ou azul-escuro destoando dos telhados vermelhos. Além deste país, muitos outros edifícios em outras partes do mundo estavam impedidos de recorrer a painéis solares pela mesma razão.
Uma empresa holandesa parece ter estado atenta a este descontentamento sentido por muitos um pouco por todo o mundo e rapidamente construiu uma alternativa. ZEP B.V. é a empresa que acaba de apresentar uma alternativa mais estética: painéis solares que se integram em telhas cerâmicas e que podem ser facilmente instaladas em telhados residenciais.
Painéis solares fotovoltaicos integrados em telhas cerâmicas é precisamente a solução que a empresa apresenta e digamos que era a solução que faltava no mercado.
Os painéis solares apresentavam-se com uma cor preta ou azul-escura já que estas cores permitiam a absorção da maior parte do espetro visível de luz. Quanto maior a quantidade de luz absorvida maior a quantidade de energia gerada.
A empresa ZEP B.V. conseguiu contornar esta característica fabricando ela própria telhas cerâmicas com células solares integradas. A instalação de painéis solares em telhas já existentes deixa assim de ser a única solução.
As telhas cerâmicas com células solares integradas medem 487 por 296 milímetros (cerca de 19 x 12 polegadas) e incorporam as células solares mono-cristalinas de 156 por 156 milímetros (cerca de 6 x 6 polegadas).
A eficiência destas telhas solares é quase a mesma dos painéis solares instalados em telhas já existentes. Para sermos precisos, a diferença é de 1.51%. Os painéis solares instalados em telhas existentes têm uma eficiência de cerca de 20% e as telhas cerâmicas com células integradas têm uma eficiência de 18,49%.
Para além da eficiência estética ser próxima e da parte estética ser perfeitamente adaptável aos diferentes telhados, estas telhas solares apresentam-se no mercado com uma outra vantagem. São telhas ideais para telhados com algumas limitações como chaminés.
Os modelos grandes e pesados dos painéis solares podem assim ter os dias contados.
Características gerais Telha Solar:
- Tipo de célula solar: mono-cristalina
- Silicone
- Dimensões da célula: 156 x 156 mm
- Número de células: 2 séries
Características específicas Telha Solar:
- Potência máxima: 9 W
- Tolerância de saída: mais ou menos 3%