Holandeses desenvolvem painéis fotovoltaicos integrados em telhas solares cerâmicas

telhas cerâmicas solares

Os painéis solares têm chegado a cada vez mais casas um pouco por todo o mundo, as telhas solares surgem agora como uma solução perfeita.

Economizar e preservar o ambiente são os maiores benefícios dos painéis solares. Contudo, uma desvantagem que até então não havia como contornar era a estética dos painéis solares. Estética esta que nalguns casos impedia mesmo o recurso a painéis solares.

É o caso da Dinamarca que impedia algumas casas de terem painéis solares já que estes se apresentam com cor preta ou azul-escuro destoando dos telhados vermelhos. Além deste país, muitos outros edifícios em outras partes do mundo estavam impedidos de recorrer a painéis solares pela mesma razão.

Uma empresa holandesa parece ter estado atenta a este descontentamento sentido por muitos um pouco por todo o mundo e rapidamente construiu uma alternativa. ZEP B.V. é a empresa que acaba de apresentar uma alternativa mais estética: painéis solares que se integram em telhas cerâmicas e que podem ser facilmente instaladas em telhados residenciais.

Painéis solares fotovoltaicos integrados em telhas cerâmicas é precisamente a solução que a empresa apresenta e digamos que era a solução que faltava no mercado.

Os painéis solares apresentavam-se com uma cor preta ou azul-escura já que estas cores permitiam a absorção da maior parte do espetro visível de luz. Quanto maior a quantidade de luz absorvida maior a quantidade de energia gerada.

Exemplo de instalação de Telhas Solares cerâmicas
Exemplo de instalação de Telhas Solares cerâmicas

A empresa ZEP B.V. conseguiu contornar esta característica fabricando ela própria telhas cerâmicas com células solares integradas. A instalação de painéis solares em telhas já existentes deixa assim de ser a única solução.

As telhas cerâmicas com células solares integradas medem 487 por 296 milímetros (cerca de 19 x 12 polegadas) e incorporam as células solares mono-cristalinas de 156 por 156 milímetros (cerca de 6 x 6 polegadas).

A eficiência destas telhas solares é quase a mesma dos painéis solares instalados em telhas já existentes. Para sermos precisos, a diferença é de 1.51%. Os painéis solares instalados em telhas existentes têm uma eficiência de cerca de 20% e as telhas cerâmicas com células integradas têm uma eficiência de 18,49%.

Para além da eficiência estética ser próxima e da parte estética ser perfeitamente adaptável aos diferentes telhados, estas telhas solares apresentam-se no mercado com uma outra vantagem. São telhas ideais para telhados com algumas limitações como chaminés.

Os modelos grandes e pesados dos painéis solares podem assim ter os dias contados.

Características gerais Telha Solar:

  • Tipo de célula solar: mono-cristalina
  • Silicone
  • Dimensões da célula: 156 x 156 mm
  • Número de células: 2 séries

Características específicas Telha Solar:

  • Potência máxima: 9 W
  • Tolerância de saída: mais ou menos 3%
COMPARTILHAR

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO