Hidrogénio será o combustível do futuro energético limpo e seguro

Energia a hidrogénio

Agência Internacional de Energia afirma que o hidrogénio é a chave para o futuro energético limpo e seguro

O mundo está perante uma importante oportunidade para aproveitar o grande potencial do hidrogénio para se tornar numa grande parte fundamental de um futuro energético mais sustentável e seguro, defendeu a Agência Internacional de Energia num relatório recente.

Fatih Birol, diretor executivo da AIE e Hiroshige Seko, ministro da Economia, Comércio e Industria do Japão, deram a conhecer o relatório “O futuro do hidrogénio: aproveitar as oportunidades de hoje”, sendo que atualmente o hidrogénio limpo tem um forte apoio dos governos e das empresas de todo o mundo com vários projetos em rápida expansão.

O hidrogénio pode ajudar a enfrentar vários desafios energéticos:

  • Ajudar a armazenar a produção variável de fontes renováveis como a solar fotovoltaica e a eólica, satisfazendo as necessidades de procura.
  • Oferece outras formas de descarbonizar vários setores, como o transporte a longas distâncias, produtos químicos, o ferro e o aço, onde dificilmente se conseguem reduzir as emissões de carbono.
  • Melhorar a qualidade do ar e fortalecer a segurança energética.

Saiba mais sobre: vantagens e desvantagens do hidrogénio

Como produzir hidrogénio?

São vários os combustíveis através dos quais se pode produzir hidrogénio, como energias renováveis, energia nuclear, gás natural, carvão e petróleo.

Este pode ser transportado na forma de gás, através de tubagens, ou em forma de liquido por navios, igual ao gás natural liquido.

Pode ainda ser transformado em eletricidade e metano para alimentar a indústria de casas e rações, combustível para carros, camiões, barcos e aviões.

Este desenvolvimento e aposta no hidrogénio deve-se a um impulso sem precedentes, especialmente dos governos que importam e exportam energia, bem como pela industria das energias renováveis, serviços públicos de eletricidade e gás, fabricantes de automóveis, empresas petrolíferas e gás, principais empresas de tecnologia e grandes cidade.

O mundo não deve perder esta oportunidade de integrar o hidrogénio como parte fundamental do nosso futuro energético limpo e seguro!

Como aproveitar este impulso?

São 7 as recomendações da Agência Internacional da Energia para ajudar os governos, empresas e outros interessados em expandir os seus projetos de hidrogénio por todo o mundo. Essas recomendações incluem 4 áreas onde as ações de hoje podem ajudar a delinear as bases para o crescimento de uma industria global de hidrogénio limpo nos próximos anos:

  1. Fazer dos portos industriais centros nevrálgicos para ampliar o uso de hidrogénio limpo
  2. Aproveitar a infraestrutura existente, como as tubagens de gás natural
  3. Expandir o uso de hidrogénio no transporte, nomeadamente automóveis, camiões, autocarros que fazem sempre as mesmas rotas chave
  4. Lançar rotas marítimas internacionais para comercializar hidrogénio

Desafios do hidrogénio

O relatório indica ainda que o hidrogénio enfrenta grandes desafios.

A produção de hidrogénio a partir de energia baixa em carbono é cara, e o desenvolvimento da infraestrutura de hidrogénio é lenta, o que atrasa a sua adoção global. Sendo que há também limitações regulamentares que limitam esse desenvolvimento da industria do hidrogénio limpo.

Atualmente, o hidrogénio já é usado a uma escala industrial, mas é fornecido praticamente todo com recurso a gás natural e carvão.

A sua produção, principalmente por indústrias químicas e refinarias, é responsável pela libertação para a atmosfera de 830 milhões de toneladas de CO2 por ano. Sendo esse valor equivalente às emissões anuais de carbono do Reino Unido e Indonésia juntos.

Mais sobre Hidrogénio – O Combustível do Futuro

Desafio: reduzir emissões aquando da produção de hidrogénio

Um grande desafio, mas também uma grande oportunidade para aumentar o volume de produção de hidrogénio limpo por todo o mundo.

Uma das abordagens passa por capturar e armazenar ou usar o CO2 libertado da produção de hidrogénio a partir de combustíveis fosseis. Atualmente há várias fábricas que se dedicam a este processo, e há mais em desenvolvimento, mas para um impacto significativo, há que aumentar o numero dessas fábricas exponencialmente!

Outra abordagem passa pelas indústrias assegurarem um maior fornecimento de hidrogénio a partir de eletricidade limpa. Nas últimas duas décadas, tiveram início mais de 200 projetos para converter a eletricidade e água em hidrogénio para reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera, provenientes do transporte, uso de gás natural e dos setores industriais, ou para apoiar a integração das energias renováveis no sistema energético.

Outro desafio importante é aumentar o uso de hidrogénio limpo em outros setores, como automóveis, camiões, edifícios de aço e aquecimento. Atualmente há quase 11200 automóveis movidos a hidrogénio por todo o mundo.

Os Governos pretendem aumentar este numero para 2,5 milhões até 2030. Para isso os responsáveis políticos devem garantir que haja condições no mercado bem-adaptadas para alcançar esses objetivos tão ambiciosos.

Os recentes êxitos da energia solar fotovoltaica, energia eólica, baterias e veículos elétricos, são prova dada de como as politicas e inovações tecnologias tem poder de construir industrias globais de energia limpa!

2 Comentários em “Hidrogénio será o combustível do futuro energético limpo e seguro”

  1. Valiosa avaliação do potencial de geração de energia com hidrogênio. A propósito, acompanhei, a algum tempo atrás, relatos de experimento com geração de energia, utilizando-se hidrogênio e um outro elemento químico (segredo industrial) cuja eficiência – relatou-se – colocava no subsolo as demais fontes de geração de energia; trata-se da irritante teoria (que deu certo) da fusão a frio, desenvolvida por Andrea Rossi (Itália) sob a denominação “e-cat”.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima