Haliade-X da GE escolhida para o maior parque eólico offshore do mundo

Haliade-X Offshore Wind Turbine

As turbinas mais potentes do mundo Haliade-X do fabricante GE vão começar a ser entregues em 2022 no maior parque eólico do mundo Dogger Bank.

Dogger Bank o maior complexo eólico offshore do mundo

Dogger Bank vai tornar-se no maior parque eólico offshore do mundo com uma potência instalada de 3.6 GW e será construído pelo consórcio Equinor / SSE Renewables.

O fabricante GE Renewable Energy foi selecionado como fornecedor de aerogeradores para o projeto eólico offshore gigante Dogger Bank que vai ser construido fora do Reino Unido.

A GE possui um contrato de fornecimento de 300 aerogeradores modelo Haliade-X para o projeto Dogger Bank, que é consituido por três parques eólicos de 1.2 GW de potência por parque.

John Lavelle, CEO da GE Renewable Energy’s offshore wind business declarou:

“Este acordo permite-nos levar o aerogerador offshore Haliade-X que é o mais potente no mercado para o projeto eólico offshore maior do mundo”

“A GE possui assim um importante papel a desempenhar nas ambições do Reino Unido em dimuniur as emissões de carbono para a atmosfera. A nossa turbina eólica Haliade-X possui uma tecnologia que permite que a energia eólica seja mais competitiva, diminuindo o custo na produção de energia renovável.”

Paul Cooley, diretor de projetos da SSE Renewables declarou:

“Estamos excitados por sermos o primeiro parque eólico a instalar e a operar estas inovadoras turbinas eólicas, conseguindo assim contribuir com uma parte significativa para as metas do Reino Unido para 2050, no que se refere às emissões de gases com efeito estufa.”

Haliade-X a turbina eólica offshore mais potente do mundo

As turbinas Haliade-X que irão ser fornecidas para o projeto Dogger Bank serão construidas nas fábricas Franceses da GE em Saint-Nazaire e em Cherbourg, que também irão fabricar as turbinas para os projetos Orsted’s nos Estados Unidos.

Centenas de turbinas Haliade-X serão produzidas nestas fábricas nos anos 2022 até 2025, de forma a alimentar os atuais contratos offshore ganhos pela General Electric.

A GE considera que estes projetos são a prova que a tecnologia da Haliade-X é reconhecida mundialmente e que a GE se encontra preparada para cumprir as metas agora traçadas, garantindo a qualidade e a produtividade das suas fábricas na França.

Saiba mais sobre a Haliade-X

Sobre o projeto eólico offshore Dogger Bank

Localização do complexo eólico offshore Dogger Banks
Localização do complexo eólico offshore Dogger Banks

Após estar completamente operacional o gigante parque eólico offshore Dogger Bank, que estará localizado em águas com profundidade 20-35 metros e a 130 km da costa nordeste do Reino Unido, irá fornecer energia elétrica a mais de 4.5 milhões de casas familiares anualmente, o que equivale a 5% da energia elétrica produzida no Reino Unido.

As turbinas eólicas Haliade-X possuem um diâmetro de rotor de 220 metros, que vai converter energia eólica através da tecnologia de transmissão direct-drive, que permitirá um factor de capacidade bruto de 63%, que se traduz num ganho de 35-50 milhões de dólares no prazo de vida útil de cada turbina eólica quando comparado com as atuais turbinas offshore de 10 MW que são comercializadas pelos fabricantes MHI Vestas e SiemensGamesa.

O crescimento da energia eólica offshore continua a confundir os analistas mais conservadores do setor, as previsões realizadas no mês passado pela International Renewable Energy Agency dobraram os valores para 2050, sendo agora prevista a instalação e operação de mais de 1000 GW em projetos eólicos offshore.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima