Grandes dificuldades nos comboios a Hidrogénio na Alemanha

Comboio a Hidrogénio na Alemanha

A primeira linha de comboios a hidrogénio do mundo, que opera na rota regional RB 33 (Cuxhaven – Bremerhaven – Bremervörde – Buxtehude), na Baixa Saxónia, está a enfrentar grandes problemas operacionais.

Em funcionamento desde 2022 e operados pela EVB, os 14 comboios a hidrogénio Coradia iLint, fornecidos pela Alstom, estão a sofrer interrupções significativas. O principal motivo é uma falha no fornecimento de hidrogénio, que tem causado grandes perturbações no serviço da linha.

Interrupções no abastecimento levam ao regresso de Comboios a Diesel

De acordo com um responsável da EVB, “assim que fomos informados pelo nosso fornecedor sobre os problemas no fornecimento de hidrogénio, tomámos medidas imediatas para reduzir o consumo”. Uma das medidas implementadas foi a substituição de composições duplas por composições simples, com o objetivo de poupar combustível.

Contudo, para colmatar a falta de hidrogénio, foram também colocados comboios a diesel em circulação. No entanto, a frota de substituição, composta por apenas cinco unidades, revelou-se insuficiente para manter o serviço completo, o que levou ao cancelamento de várias viagens.

EVB aponta responsabilidades ao fornecedor

Christoph Grimm, diretor-geral da EVB, criticou a Linde, a empresa responsável pelo abastecimento de hidrogénio na estação de Bremervörde, afirmando que “o problema de abastecimento já era conhecido há algum tempo”.

A estação tem capacidade para fornecer 1.600 kg de hidrogénio por dia, mas depende atualmente de camiões cisterna para o transporte do gás.

Comboio a Hidrogénio na Alemanha
Comboios a hidrogénio Coradia iLint fornecido pela Alstom

Grimm salientou a importância de planos de contingência mais sólidos, referindo que “o projeto dos comboios a hidrogénio na Baixa Saxónia é uma referência mundial, mas a nossa prioridade é servir os passageiros. Sem hidrogénio, os comboios não podem operar, e isso é inaceitável”.

Desafios para o futuro dos comboios sustentáveis

Este projeto pioneiro, que coloca a Alemanha na vanguarda do transporte sustentável, enfrenta desafios que precisam de ser ultrapassados para garantir a estabilidade e fiabilidade do serviço, assegurando que os comboios a hidrogénio possam cumprir a sua promessa de mobilidade ecológica.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima