A Google anunciou um está a desenvolver um projecto chamado Loon Project para permitir o acesso à internet a nivel mundial.
No México e durante o Google Press Summit, a empresa deu a conhecer este projeto que utilizará balões espaciais para garantir o acesso à internet a todas as pessoas no mundo.
A engenheira aeroespacial de Google, Sameera Ponda, explicou que Loon tem a filosofia de “Balões para uma Internet Global”.
Atualmente no mundo 2 em cada 3 pessoas não têm acesso à internet e a Google considera que com este projeto inovador “a vida das pessoas pode mudar com o acesso à internet”.
A ideia primordial é utilizar uma frota de balões que flutuem na estratosfera para assim chegarem a locais de dificil acesso, onde a internet é praticamente inacessivel.
O projeto foi implementado com a ideia de que o uso de balões é mais económica que os satélites. Os balões estarão a flutuar em torno do planeta Terra a 20 mil metros de altura, o dobro da altura a que voam os aviões.
httpv://www.youtube.com/watch?v=mcw6j-QWGMo
A prova piloto do Projeto Loon da Google iniciou-se na Nova Zelândia em junho passado onde alguns agricultores de uma região remota conseguiram acesso à Internet sem qualquer tipo de problemas.
Atualmente os balões estão em testes na zona da California nos Estados Unidos da América, onde os balões irão permanecer a flutuar durante 100 dias consecutivos.