GE aerogerador Haliade-X

A GE Renewable Energy celebrou um contrato com a Future Wind para instalar o seu primeiro protótipo da Eólica Haliade-X 12MW em Maasvlakte-Rotterdam, Holanda, durante o verão de 2019!

Mesmo tendo sido preparado para ser instalada no mar, a GE Energias Renováveis vai primeiro instalar o protótipo em terra, para “facilitar o acesso aos testes”. O acordo inclui 5 anos de testes, bem como um contrato de manutenção e funcionamento total de 15 anos!

Na fase inicial de operações, a empresa irá recolher os dados necessários para obter um certificado de tipo, que será essencial para “comercializar o produto em 2021”.

Eólica Haliade-X 12MW

Esta eólica tem um tamanho considerável. Com uma altura de 260metros e uma capacidade de potência de 12MW, bem como pás com 107 metros de comprimento. Aquando do anúncio das caraterísticas da Haliade-X, a GE Renewable Energy, disse que esta seria o maior aerogerador offshore do mundo!

John Lavelle, vice-presidente da GE Renewable Energy falou sobre o projeto: “À medida que avançamos rapidamente para a montagem do protótipo Haliade-X, este é um passo crítico para a GE e nossos clientes. O porto de Roterdão é um sócio real que tem todas as condições necessárias para se testar a Haliade-X nas condições climáticas mais drásticas”.

O investimento da GE Energias Renováveis no desenvolvimento da Haliade-X superou os 400 milhões de euros. E a Future Wind é uma empresa conjunta entre a SIF Holding Netherlands e a Pondera Development.

O mercado da energia eólica offshore

Quanto à energia eólica marítima, a Europa é um dos principais produtores. Pois em setembro de 2018, foi inaugurado o maior parque eólico offshore, no mar da Irlanda. Este parque eólico, Walney Extension, tem uma capacidade total de 659MW, sendo capaz de suprimir a capacidades energéticas de quase 600000 habitações do Reino Unido, segundo a holandesa Orsted.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de