A energia hídrica é uma das fontes de energia renovável mais utilizada em todo o mundo.
Através deste tipo de energia evita-se o uso de combustíveis fósseis e, além disso, as barragens permitem um armazenamento de grandes massas de água doce.
A energia hídrica obtém-se através do aproveitamento do movimento das águas que movimentam mecanismos no interior da barragem e ligados a geradores que convertem a energia do movimento em energia eléctrica.
Este processo recorre a um sistema de turbinas que é atravessado por grandes massas de água, que as fazem mover, gerando um corrente electromotriz induzida devido à presença de dois conjuntos de ímanes que produzem dois campos magnéticos que ao girarem se tornam campos magnéticos variáveis, produzindo corrente que depois atravessa transformadores para poder ser transportada até as nossas casas.
Figura 1 – Barragem Hidroelétrica de Castelo de Bode
O facto de ser necessário inundar grandes porções de terreno faz com que em termos de manutenção de ecossistemas este processo de produção de energia não seja eficaz.
Figura 2 – Exemplos de algumas Barragens Hidroelétricas
A barreira que as barragens constituem para peixes e outros seres aquáticos migratórios faz com que este processo leve à morte de muitas comunidades de seres aquáticos ou que dependem directa ou indirecta deles.
Esta forma de obtenção de energia hídrica possui várias vantagens, no entanto também algumas desvantagens.
Figura 3 – Esquema transversal de uma barragem
A água contida na albufeira é conduzida por um circuito hidráulico para uma central onde a água em movimento é aproveitada para fazer girar as pás das turbinas hidráulicas, que por sua vez faz funcionar o alternador, permitindo obter corrente eléctrica elevada de média tensão.
Esta tensão é posteriormente elevada através de transformadores e transportada até aos consumidores. O conjunto constituído pelo circuito hidráulico, turbina, alternador e transformador designa-se por grupo gerador hidroeléctrico.
Figura 4 – Esquema de uma Barragem Hidroelétrica
LEGENDA:
- Reservatório;
- Paredão da Barragem;
- Grelhas de Filtração;
- Canalização forçada;
- Turbina e Alternador;
- Turbina hidráulica;
- Eixo;
- Gerador Eléctrico;
- Transformadores;
- Linhas de transporte de energia eléctrica.
Figura 5 – Diagrama de Blocos
Figura 6 – Esquema de um Gerador / Turbina de uma Barragem Hidroelétrica
Figura 7 – Vários tipos de barragem
LEGENDA:
- Barragem de Peso;
- Barragem de abóbada;
- Barragem de tectos e sopé;
- Barragem de terra;
- Barragem móvel.
O tema e muito bom por que vai nos ajudar a entender melhor , os funcionamento da Barragens , no nosso dia a dia.