Turbinas Eólicas

Aumentar o tempo de atividade, reduzir o OPEX com retroajustes do sistema de pitch backup

Retroajustar seus sistemas de pitch backup baseados em bateria com ultracapacitores de plena potência melhorará significativamente o desempenho do controle do pitch, reduzirá as horas de manutenção dos técnicos e aumentará o tempo de atividade.

A FREQCON é seu parceiro dedicado para uma solução em retroajustes, com mais de 20 anos de segurança e confiabilidade comprovadas em campo.

Retroajuste de sistemas de pitch backup com ultracapacitores para menos manutenção e mais tempo de atividade

Cada hora que uma turbina eólica está offline é uma hora sem receita. Os operadores de parques eólicos devem procurar de todas as maneiras minimizar o tempo de inatividade. A energia de backup da bateria para o sistema de controle de pitch de emergência de uma turbina pode apresentar vários problemas para o pessoal local, incluindo manutenção regular, falhas e tempo de inatividade da turbina para resolver problemas.

É por isso que, em 1999, a FREQCON desenvolveu o primeiro sistema de backup de controle de pitch de emergência usando tecnologia de ultracapacitores para melhor desempenho, maior confiabilidade e segurança e vida útil mais longa.

FREQCON Pitch Blade Set
FREQCON Pitch Blade Set

O tradicional sistema de pitch backup baseado em bateria

Sem manutenção e cuidados adequados, as baterias podem apresentar uma diversidade de problemas de confiabilidade para o pessoal do parque eólico. As baterias podem falhar por uma série de razões:

  • fatores como condições extremas de temperatura operacional quente ou fria podem causar um aumento na resistência interna das baterias, o que contribui para o envelhecimento;
  • as baterias perdem energia ao longo do tempo devido à autodescarga, e o armazenamento inadequado no armazém pode causar uma falha após a bateria ser instalada no sistema de pitch.

Devido a estes desafios, as baterias frequentemente exigem manutenção e substituição regulares. Os técnicos devem iniciar um longo processo para desligar uma turbina e subir até o centro de controle, onde podem trocar as baterias defeituosas por outras novas. Este é um processo que consome tempo, desperdiçando horas de receita de um parque eólico.

Ultracapacitores com plena potência

FREQCON Pitch Blade Set
FREQCON Pitch Blade Set

A FREQCON identificou os problemas comuns associados às baterias e como esses problemas acabam afetando a operação geral do sistema de pitch e da turbina. Considerando que o centro de comando da turbina é um local de difícil acesso para os esforços de manutenção da bateria, a FREQCON inovou ao surgir com um sistema de pitch backup baseado em tecnologia de ultracapacitor significativamente mais confiável.

Ao contrário das baterias, os ultracapacitores são dispositivos de armazenamento de energia eletrostática que não dependem de uma reação química interna para fornecer energia. Isto torna os ultracapacitores muito mais duráveis diante de condições extremas de temperatura quente ou fria (de -40 a 65°C) e capazes de carga e descarga rápidas.

Nos últimos 20 anos, parques eólicos em todo o mundo fizeram uma parceria com a FREQCON, o inventor e fabricante original dos ultracapacitores para sistemas de pitch backup, para aproveitar as vantagens dos ultracapacitores para o controle de pitch.

A solução drop-in da FREQCON se encaixa perfeitamente na unidade de energia de emergência existente da turbina eólica para instalação e operação simples. Os ultracapacitores proporcionam um aumento de energia confiável para “plugar” as pás para uma eficiência ótima na conversão da energia eólica e para ajudar a desligar a turbina, colocando as pás na posição de segurança no caso de uma falha na rede elétrica ou ventos fortes.

Além de fornecer energia rápida e confiável para a inclinação das pás, o retroajuste baseado no ultracapacitor elimina as falhas de bateria, relatadas pelo pessoal local como demoradas em termos de solução de problemas. Como os ultracapacitores têm uma vida útil muito maior do que as baterias, eles eliminam a necessidade de técnicos fazerem subidas regulares para substituir a energia de reserva do sistema de pitch, o que, por sua vez, contribui para uma maior segurança dos técnicos.

Retroajuste de sistemas de backup para um desempenho ideal no controle de pitch

O vento nem sempre sopra de modo confiável. Quando o faz, o pessoal do parque eólico quer garantir que suas turbinas estejam em condições de trabalhar para capturar essas horas geradoras de receita.

O controle do pitch de emergência da turbina é um sistema crucial, que requer energia de reserva confiável, mas também pode causar paradas da turbina devido à manutenção da bateria.

Desde que a FREQCON introduziu o sistema de reserva de pitch baseado em ultracapacitores, em 1999, parques eólicos ao redor do mundo já equiparam mais de 1.000 turbinas com a solução de ultracapacitores. A FREQCON se dedica a ajudar os parques eólicos a racionalizar as operações e minimizar o OPEX, eliminando problemas de bateria com tecnologia de ultracapacitores confiáveis de alta potência e longa duração.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui